Se tem um smartphone antigo pode deixar de funcionar!

Existem alturas melhores do que outras para se mudar de smartphone. É verdade que com a inflação em valores tão altos não é a melhor altura do mundo para se mudar de equipamento. No entanto se tem um smartphone antigo em breve pode ser uma boa ideia mudar já que ele pode deixar de funcionar. E quando digo deixar de funcionar refiro-me a deixar de cumprir a sua principal função. Fazer e receber chamadas e também dar acesso à Internet. Mas afinal o que se passa?

Se tem um smartphone antigo pode deixar de funcionar!

A maioria das pessoas já tem um smartphone 4G e até 5G. Aliás com o tipo de conteúdos que temos hoje em dia já são velocidades absolutamente necessárias para conseguirmos aceder a tudo nas melhores condições. Caso contrário pode ser um tormento enviar e receber mensagens e até aceder a uma simples imagem ou vídeo.

smartphone antigo funcionar

No entanto, eventualmente ficaria surpreendido com a quantidade de pessoas que tem um smartphone que suporta apenas 3G ou em alguns casos 2G. Ora são mesmo esses que têm de começar a pensar em dar o salto. Isto porque será uma questão de tempo até que as redes 3G sejam desativadas. Aliás em alguns países até já estão a ser. Um exemplo disso é a Inglaterra onde a Vodafone já começou a matar o sinal 3G em algumas regiões. Mas entretanto há mais operadores a juntarem-se a esta “iniciativa” e contam ter tudo desligado até 2024.

O 3G foi lançado em 2003 e chegou com a possibilidade de enviar e-mails e navegar na Internet a velocidades muito mais rápidas. Na verdade, ao mudar de 2G para 3G conseguiram-se velocidades 30 vezes mais rápidas.

- Advertisement -

smartphone antigo funcionar

O 3G ajudou a iniciar a revolução do smartphone, uma vez que tornava estes gadgets muito mais úteis quando estamos na estrada.

Mas o 4G ainda trouxe muito mais velocidade assim como o 5G. Ora a acompanhar esta evolução também os conteúdos foram ficando muito mais poderosos e pesados. De facto, com a qualidade sempre a aumentar já se gasta muito mais dados do que anteriormente e são necessárias velocidades bastante maiores.

Mas ainda existem tantas pessoas a utilizarem o 3G?

Segundo um estudo recente uma em cada quatro pessoas utilizam 3G. Ou seja realmente é um número considerável. Especialmente quando estamos a falar de uma tecnologia que já tem 20 anos!

É verdade que ainda vai levar um pouco até que estas redes terminem. Por exemplo, no Reino Unido vão começar em Fevereiro a tarefa de desligarem algumas estações emissoras e só contam ter tudo desligado até ao final do ano.

O objetivo disto não é obviamente irritar as pessoas ou obrigar a uma migração. A ideia é virar todas as atenções para o desenvolvimento e reforço das estações emissoras 4G e 5G.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.