Smartphone Android sempre a reiniciar? Veja como resolver

Não há nada mais frustrante do que estar a fazer qualquer coisa no smartphone Android e do nada ele começar sempre a reiniciar. De facto, é um problema mais comum do que se pensa e há várias razões que podem levar a isto. Dito isto, vamos olhar para as principais causas e e para a forma como as poderá resolver.

Smartphone Android sempre a reiniciar? Veja como resolver

Bugs e falhas podem sempre ocorrer e criar problemas no smartphone. Isto pode ser devido a atualizações de software incompatíveis ou simplesmente acabam por ser problemas temporários que se resolvem sozinhos.

Para verificar se o seu smartphone tem alguma atualização pendente, vá para Definições > Sistema > Avançadas > Atualizações de Sistema. Isto pode variar de acordo com a marca de smartphone. Depois de instalar a atualização e de reiniciar verifique se o problema ficou resolvido.

Atualize as aplicações

Para além de atualizar o sistema operativo, também precisa de garantir que todas as aplicações do seu smartphone executam a versão mais recente. Algumas aplicações serão atualizadas com mais frequência do que outras. Ainda assim a maioria é, nem que seja com intervalos de tempo mais longos.

- Advertisement -

Se notar que o seu smartphone reinicia quando utiliza uma determinada aplicação, ou quando a tem em segundo plano, então o problema é provavelmente causado por ela. Como tal, pode estar a executar uma versão antiga da app que é incompatível com a sua versão Android.

Dito isto, utilize a Play Store para atualizar as apps que tem no seu smartphone. Isto poderá resolver o problema.

Ative o modo de segurança e remova a app que causa problemas

Das primeiras coisas que tem de fazer se tem o seu smartphone Android sempre a reiniciar é iniciar o smartphone em modo de segurança. Essencialmente, o modo de segurança inicia o sistema sem qualquer tralha adicional. É mais ou menos como acontece no Windows. Isto significa que quaisquer aplicações de terceiros que tenha descarregado não serão executadas neste modo. Ou seja, não haverá qualquer interferência no processo de carga nem noutros.

Samsung abandonar Android, s20, fe, um Galaxy S20 FE
S20 FE

Para entrar no modo de segurança na maioria dos novos dispositivos Android desligue o smartphone. Depois ligue-o e fique sempre a pressionar o botão de ligar/desligar.

Assim que tiver entrado no Modo De Segurança, vá a Definições > Aplicações. Em alguns equipamentos pode mudar.

Aqui, veja a lista das suas apps e tente localizar a aplicação maliciosa. Pode não se destacar, mas pense quando é que o problema no seu smartphone começou. Remova quaisquer aplicações que tenha instalado por essa altura e verifique se uma aplicação que não descarregou mas que está na lista.

Para desinstalar uma aplicação, toque no seu nome e escolha Desinstalar na página de informações para a remover. Depois reinicie o smartphone normalmente (sem entrar no modo de segurança) e o vírus deve desaparecer.

Limpe o armazenamento

O smartphone tem uma quantidade limitada de espaço de armazenamento. Se só estiver disponível menos de 10% da capacidade poderá notar problemas, incluindo um reiniciar frequente.

O que vai ter de fazer é instalar a aplicação Files do Google. Pode instalar através da Play Store aqui.

Assim que estiver instalada corra a aplicação. Depois na parte inferior escolha a opção Limpar. Nela terá acesso exatamente às mesmas funções que estão presentes no Android a partir da versão 11..

Android espaço

Ora fiz exatamente esse teste num equipamento e realmente o espaço que podemos ganhar é muito.

No meu smartphone de teste tenho 40GB utilizados no armazenamento interno de 128GB e 24GB ocupados no cartão SD que tem também 128. Ora que espaço é possível recuperar?

Após uma análise bastante rápida percebemos rapidamente que a poupança pode ser muita e vou utilizar mais uma vez este exemplo. Em ficheiros temporários de apps tenho 283 MB ocupados. Em capturas de ecrã 330MB. Por outro lado, em conteúdos de imagem do WhatsApp tenho 2,92GB. Em vídeos da mesma plataforma 1,33 GB. Entretanto em ficheiros transferidos 233 MB. Olhando para ficheiros desnecessários não essenciais tenho 2,80GB e ainda posso mover 2,87GB de conteúdos para o cartão MicroSD. Afinal de contas quando espaço posso ganhar?

Lembro que antes disto, tinha 40GB utilizados em 128. Ou seja 88GB livres. Com esta limpeza posso ganhar rapidamente cerca de 10GB de espaço na memória interna.

Ou seja, em menos de nada ganhamos muito espaço.

Entretanto podemos fazer com que a aplicação trate de tudo sozinho ou então selecionarmos o que queremos apagar ou não.

Por outro lado, em baixo temos a opção Procurar. Nela podemos navegar pelas diversas categorias de conteúdos, sejam elas transferências, imagens, vídeos e fazermos uma limpeza mais seletiva. Seja como for a primeira opção talvez seja a melhor e mais rápida. É que sem gastar um tostão vai ter direito a muito mais espaço e vai ajudar se tem o seu smartphone Android sempre a reiniciar.

Verifique se o smartphone está a aquecer

Quando um smartphone fica muito quente começa a funcionar de uma forma mais lenta. De facto, em alguns casos, pode desligar-se automaticamente até arrefecer. Isto pode levar-nos a perder uma chamada importante.

Agora é preciso termos em atenção a definição de quente. O que é quente para alguns pode não ser quente para outros.

reno 6 pro, Smartphone Android a aquecer

Uma sensação um pouco mais quente depois de jogar um jogo durante 15 minutos é normal. Mas se o seu smartphone tiver uma aplicação de proteção contra o sobreaquecimento e apresentar um alerta ou se achar que o dispositivo está surpreendentemente quente ao toque, então é importante investigar.

Provavelmente já fechou algumas aplicações ou reiniciou o seu dispositivo para resolver problemas. Talvez até tenhas feito algumas pesquisas na Google. Em caso afirmativo é provável que as respostas tenham sido:

  • O brilho do ecrã está muito elevado
  • O Wi-Fi está ligado durante muito tempo
  • Estivemos a jogar muitos jogos.

O problema é que tudo isto está mais relacionado com smartphones antigos e não com os modernos. É que inclusivamente os atuais até são verdadeiras máquinas de jogo.

Determinadas aplicações mal desenvolvidas podem fazer o smartphone aquecer

De facto, isto é uma das causas mais comuns no aquecimento de um smartphone. Talvez tenha instalado uma nova aplicação que não funciona bem com o seu telemóvel. Talvez uma aplicação que utiliza regularmente tenha sido atualizada e a nova versão esteja a causar o sobreaquecimento do Android.

É verdade que as atualizações automáticas de aplicações são úteis, mas às vezes causam problemas como este. Assim se tem mais ou menos noção de quando é que o problema de aquecimento começou talvez seja interessante perceber se houve alguma atualização recente. Pode também desinstalar a app que está a causar alguma desconfiança.

Muitas filmagens na máxima qualidade

A utilização da câmara de vídeo do smartphone durante períodos prolongados pode provocar um sobreaquecimento do dispositivo. Isto não acontece em todos os casos e normalmente depende de outros fatores:

Smartphone Android a aquecer

Resolução selecionada e taxa de frames e o tempo de utilização.

Isto acontece também quando se grava vídeo com a câmara frontal.

Sobreaquecimento e lentidão? Verifique a presença de um vírus

O Malware no seu dispositivo Android pode causar calor excessivo. Afinal, os programadores de malware não estão interessados na saúde do seu dispositivo; só querem os seus dados. O malware pode atingir dispositivos Android através de anúncios maliciosos (malvertising) ou de aplicações falsas da Google Play Store. A partir do momento em que as instalamos os problemas começam. Temos lentidão e claro sobreaquecimento.

Google Play Store Fortnite, Play Store apaga, Google Play Store anda,Novidade na Play Store,Google Play Store!,Google Play Store mata, Ameaça na Google Play Store, app na Play Store, Perigo Google Play Store, Alerta Play Store apps

A capa está a aquecer o smartphone

As capas em muitos casos podem causar problemas ao smartphone. Assim em alguns casos humidade, noutros calor. Muitas são desenvolvidas em plástico ou contêm uma grande quantidade de plástico. Mesmo as feitas em pele têm o mesmo problema. O smartphone está isolado, mantendo o calor dentro e frio fora.

O smartphone fica a aquecer quando o liga ao carregador? Verifique o cabo

Entretanto outra coisa que pode levar a problemas de sobreaquecimento do smartphone Android é o estado da bateria. O cabo de carregamento também pode causar problemas. O mesmo passa-se com o carregador.

Uma destas soluções vai ajudá-lo caso tenha o smartphone Android sempre a reiniciar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.