Veja se o seu smartphone Android foi atacado em segredo!

Fazer chamadas, enviar e-mails, comprar bilhetes, tirar fotografias, criar lembretes, pagar contas e verificar os nossos saldos bancários são apenas algumas das atividades que fazemos nos nossos telemóveis. É por isso que manter os nossos dispositivos seguros é de importância vital. Mas quais são as hipóteses de um criminoso aceder ao seu telemóvel? Como pode saber se o seu smartphone Android foi atacado em segredo? Estes são os sinais a procurar.

Veja se o seu smartphone Android foi atacado em segredo!

Infelizmente, qualquer pessoa pode estar vulnerável a ataques. A informação que se encontra no seu dispositivo pode ser muito atrativa tanto para os cibercriminosos como para os seus conhecidos. A lista de razões para alguém piratear o seu smartphone é interminável e inclui ter acesso às suas fotografias e dados privados, ler as suas mensagens de texto, roubar dinheiro, etc.

Mensagens da Google novidade

Como saber se o seu smartphone foi atacado em segredo?

Tem um pressentimento de que o seu smartphone foi atacado? Pode ter acontecido em segundos. Pode ter descarregado uma aplicação com malware instalado, se deu um clique numa ligação maliciosa ou utilizou uma rede Wi-Fi pública não segura.

Estes são os cinco grandes sinais a que deve estar atento.

Aumento da utilização de dados

Pode haver diferentes razões para um aumento na utilização de dados, como ver vídeos de alta qualidade no Netflix, carregar fotografias de alta qualidade, atualizar automaticamente aplicações ou velocidades de rede mais rápidas.

Se nada mais mudou, mas a sua utilização de dados disparou, então é possível que o seu telemóvel tenha sido atacado.

Verifique se existem picos de utilização de dados invulgares. Se notar que alguma aplicação desconhecida está a utilizar a maior parte da sua permissão, poderá ter encontrado o problema.

Nesse caso, deve desinstalar essa aplicação.

Comportamentos estranhos

Os smartphones começam muitas vezes a funcionar de forma invulgar quando estão infetados com um vírus. Se já utiliza o seu telefone há muito tempo, é mais fácil detetar qualquer coisa fora do normal. Muitas pessoas ignoram esses sinais.

deite fora o smartphone antigo, Alerta: com isto a bateria dura mais e o smartphone acelera!, Android mais lento, Android: como descobrir se uma aplicação é falsa!, android localizar smartphone desligado, smartphone android rápido

Por exemplo, o seu telemóvel pode abrir automaticamente aplicações quando nem sequer está a fazer nada, funcionar de forma extremamente lenta ou reiniciar sem motivo. Se notar algo deste género, é possível que tenha malware em execução em segundo plano.

Desempenho fraco

O fraco desempenho do telefone pode dever-se à utilização de um sistema operativo desatualizado, a um modelo de telefone mais antigo ou ao facto de ter sobrecarregado o desempenho do telefone com aplicações e ficheiros desnecessários.

No entanto, se nada disso for verdade e o seu telefone demorar uma eternidade a carregar software, sobreaquecer ou a bateria se esgotar a um ritmo excessivo, pode ser um sinal de comprometimento do seu smartphone.

Compras não autorizadas com cartão de crédito

Esteja atento aos extratos do seu cartão de crédito ou débito. Assim se detetar compras estranhas que não fez, então há definitivamente alguma coisa a acontecer. Entretanto o seu smartphone pode não ser o culpado. Pode muito bem ser outra forma de fraude com o seu cartão de crédito.

Primeiro, confirme se alguém da família com acesso aos seus cartões fez uma compra. Olhe para as subscrições pendentes cujos pagamentos se deduzem automaticamente do seu cartão. Se não tiver, há um problema.

Para evitar que isto aconteça, examine sempre cuidadosamente um site antes de fazer uma compra e de introduzir os dados do seu cartão de crédito, incluindo a verificação do seu certificado SSL, verificando se este direciona para um URL que começa por “HTTPS”.

Se o site que está a visitar parecer suspeito, com muitos pop-ups e anúncios estranhos, evite revelar quaisquer informações pessoais ou efetuar pagamentos com cartão de crédito enquanto o utiliza.

Mensagens de texto suspeitas

O seu telemóvel está a enviar mensagens estranhas para números aleatórios? Este é um sinal claro de ataque. Qualquer tipo de atividade não autorizada nesta área é um grande sinal de alerta.

Procure quaisquer aplicações duvidosas que tenham acesso às suas mensagens. Se notar este tipo de comportamento, deve revogar o acesso imediatamente e eliminá-lo.

O que fazer se desconfia de ataque

Procure aplicações estranhas

A primeira coisa a fazer é procurar quaisquer aplicações que não se lembre de ter descarregado. Assim vá a Definições > Aplicações > Gestor de aplicações. Analise cuidadosamente a lista de aplicações no seu dispositivo. Se encontrar uma aplicação suspeita, toque na mesma e selecione Desinstalar.

Repor o seu telemóvel

Há outro método que pode experimentar: uma reposição total de fábrica.

No entanto, antes de avançar com este método, saiba que este irá apagar tudo do seu telefone, incluindo os seus contactos, fotografias, aplicações e outros ficheiros.

Entretanto se os dados da cópia de segurança estiverem corretos, pode recuperar alguns dos dados do seu dispositivo. Mas se houve realmente algum problema, mais vale começar do zero.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.