Os smartphone 5G gastam mais bateria mesmo que apenas utilize o 4G?

5G gasta mais bateria? Esta é uma das grandes dúvidas dos consumidores, devido a todas as notícias que têm sido lançadas nos últimos meses a apontar para um significativo aumento no consumo de bateria nos novos smartphones 5G. No entanto, a verdade é que estas redes ainda estão muito longe de estar implementadas na grande maioria dos países desenvolvidos, incluíndo Portugal.

Por isso, este aumento de bateria é simplesmente nulo nos novos aparelhos com suporte às redes 5G, mas que apenas utilizamos nas antigas redes 4G.



Os smartphone 5G gastam mais bateria mesmo que apenas utilize o 4G?

S20 Ultra, 5G

Muito resumidamente, a resposta é não! Porque ainda não existe cobertura 5G em Portugal.

Assim, na fase inicial da implementação da rede 5G, vamos realmente verificar um aumento no consumo da bateria devido ao facto dos utilizadores passarem a vida a entrar e a sair de zonas com suporte à rede 5G. Como pode exemplo uma pessoa que viaje todos os dias para Lisboa e depois volte para a sua casa na periferia da cidade. (Afinal de contas, a capital do nosso país vai obviamente ser o primeiro foco de antenas 5G do nosso país.)

Em suma, o que irá aumentar o consumo de bateria, é a mudança entre os tipos de rede!

Afinal de contas, uma fornecedora de rede móvel oferece várias maneiras de conexão às suas torres, que vão desde o velhinho 2G até ao novo mas ainda não implementado 5G. É isto que ‘mata’ a bateria! A mudança exaustiva entre modos de rede Por isso, a atual geração de smartphones 5G irá primeiramente conectar-se às redes 4G, e apenas irá mudar para as redes 5G quando encontrar cobertura suficiente para o fazer. Isto claro… Quando houver cobertura.

Conclusão

Quanto tivermos suporte ao 5G em Portugal, vamos realmente passar por um período em que a bateria irá sofrer devido à constante troca e procura de sinal. Mas por enquanto, pode estar descansado com o seu novo smartphone já preparado para o futuro.

Contudo, com o evoluir da tecnologia, os smartphones 5G vão ficar mais baratos, mais rápidos e claro… Mais eficientes no consumo de bateria.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário