Sistema de inteligência artificial aprende a conduzir em 20 minutos

A startup londrina Wayve ensinou um sistema de inteligência artificial a conduzir em apenas 20 minutos. O segredo está no algoritmo de aprendizagem que é bastante semelhante às tecnologias utilizadas pela DeepMind, do Google, para dominar jogos como o xadrez e que normalmente supera os humanos em qualquer tipo de ambiente baseado em regras.

No entanto, a empresa britânica levou o conceito ainda mais longe e está convencida de que pode aplicá-lo a diversos cenários do mundo real fora do entretenimento. O vídeo abaixo revela como todo o processo de aprendizagem decorreu.

Como se pode observar, a startup Wayve conseguiu desenvolver um algoritmo capaz de operar um carro num cenário não exigente em que a única tarefa que ele tem que realizar é permanecer dentro da faixa de rodagem. O vídeo revela ainda que foram apenas necessárias 20 tentativas para o veículo começar a ser conduzido com confiança pelo sistema de inteligência artificial.

A conquista é, sem dúvida, notável. É que até mesmo as soluções de aprendizagem que lideram o mercado, como a DeepMind, exigem milhões de tentativas para conseguirem aprender a superar os obstáculos.