É isto que significam os símbolos do painel do seu carro!

O painel de instrumentos fornece aos condutores uma série de informações valiosas durante a condução. Neles incluem-se uma série de símbolos que se acendem por várias razões. Infelizmente muitas vezes são vítimas de esquecimento, ignorados ou esquecidos ao longo do tempo. Mas as pessoas devem estar cientes de que, quando estes símbolos acendem têm de ser levados a sério. Por isso saber o significado dos símbolos mais importantes do painel de instrumentos do seu carro pode evitar graves problemas.

É isto que significam os símbolos do painel do seu carro!

Luz de aviso do motor

Embora todos os símbolos que se acendem no painel de instrumentos tenham um objetivo fundamental, a luz de aviso de verificação do motor é das mais graves. O ícone em forma de motor nunca é um bom sinal. Principalmente porque foi concebido para alertar o condutor para potenciais problemas com o motor do veículo ou com o sistema de controlo de emissões. O aviso pode referir-se a algo simples, como uma tampa de gás solta, ou a uma situação mais grave, como possíveis problemas com o conversor catalítico. Se a luz se apagar e acender periodicamente ou aparecer com uma cor amarela ou âmbar, pode haver uma irregularidade que não seja tão grave. Mas se a luz continuar a brilhar ou até piscar a vermelho, deve dar prioridade máxima ao assunto.

luz de verificação do motor, motor com problemas, erro P0128, luz de verificação do motor
Yellow lit engine error sign on car dashboard close up

Ignorar a luz pode levar a reparações potencialmente dispendiosas e a uma redução da eficiência do combustível. Uma vez que os veículos modernos estão equipados com sistemas de diagnóstico complexos, é aconselhável que obtenha uma avaliação profissional para identificar e resolver eficazmente a crise subjacente. Em muitos casos, o problema pode ser resolvido com relativa facilidade se for detectado atempadamente, garantindo que o veículo do consumidor continua a funcionar sem problemas e em segurança.

Luz da pressão do óleo

Depois de algum tempo ao volante, os condutores podem deparar-se com um símbolo que é a forma subtil de o automóvel indicar que existem alguns problemas potenciais relacionados com a pressão do óleo do motor. Embora a gasolina permita que o veículo funcione, uma pressão de óleo adequada é igualmente crucial, atuando como um lubrificante para as peças móveis do motor, evitando fricção excessiva, acumulação de calor e danos dispendiosos no motor. Quando o sinal de aviso é ativado, revela ao consumidor que a pressão do óleo desceu abaixo do nível recomendado. Isto pode indicar que é altura de reabastecer, mudar o óleo ou reparar problemas como uma fuga de óleo ou uma bomba avariada.

Quando se trata do que fazer a seguir, a melhor coisa a fazer é avaliar a situação quando o condutor puder encostar em segurança e desligar o motor. O passo inicial deve ser abrir o capot e verificar a vareta do óleo. Pode encontrar informações sobre o tipo de óleo a utilizar e a quantidade no manual do proprietário. Depois de adicionar a quantidade necessária de óleo, volte a pôr o motor em andamento para ver se a luz se mantém.

Luz de temperatura

Se vir um ícone de termómetro de aspeto antiquado a marcar presença no painel de instrumentos, o automóvel está a informar o condutor de que a temperatura ultrapassou os limites normais. A luz da temperatura do motor é certamente motivo de preocupação quando se acende. Especialmente tendo em conta o que pode acontecer se o problema persistir.

O indicador monitoriza a temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Quando as coisas começam a sobreaquecer, destina-se a dar ao proprietário do veículo tempo suficiente para avaliar a situação. As causas podem estar relacionadas com uma fuga no líquido de refrigeração. Também com a utilização excessiva num dia quente, fissuras nas mangueiras ou uma avaria na bomba de água. Antes de dar uma vista de olhos, a prática mais segura seria desligar o motor e deixar o carro arrefecer um pouco.

Depois de verificar se existem problemas potenciais e de adicionar o anticongelante necessário, se o sinal se mantiver aceso ou continuar a aparecer, é importante que mande verificar o veículo num mecânico ou numa estação de serviço. Um motor sobreaquecido não só pode causar danos graves, como também constitui um risco de incêndio.

Luz de aviso da bateria

A luz de aviso da bateria que aparece enquanto conduz indica que há um problema com o sistema de carregamento do veículo. Também que a bateria não está a ser devidamente alimentada.

símbolos do painel do carro

Uma das razões que pode levar à chegada do infeliz aviso é uma bateria defeituosa devido a corrosão, células danificadas, conectores defeituosos ou fios soltos. Pode ser um dos muitos sinais de que a bateria precisa de ser substituída. Ou então apontar para outros problemas com a correia serpentina ou o alternador. Seja qual for o caso, é provavelmente uma boa ideia não hesitar em pedir a um profissional que analise o assunto. Também que determine as melhores medidas a tomar para garantir que a bateria não se esgota totalmente no condutor durante a viagem, deixando o carro incapaz de funcionar.

Luz de combustível baixo

Outro símbolo importante a que deve estar atento no painel de instrumentos é a luz de combustível baixo. Representa-se por uma imagem iluminada de uma pequena bomba de gasolina. O ícone de aviso acende-se para que o condutor saiba que a situação do combustível não é a ideal. Assim comece a tomar medidas para evitar que as coisas se agravem.

andar com o carro na reserva, símbolos do painel do carro

Quando a quantidade de combustível no depósito chega a um ponto próximo do vazio, normalmente entre 10 e 15% da capacidade, a pequena luz serve de sinal de que está na altura de parar na próxima estação de serviço antes que o veículo fique sem combustível. Ficar preso no meio do nada ou ficar parado na hora de ponta na autoestrada são cenários que o alerta foi especificamente concebido para garantir que não ocorram.

Agora já sabe o que significam estes símbolos do painel do seu carro.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados