À medida que os designs dos automóveis se tornam cada vez mais modernos e elegantes, é cada vez mais difícil dizer se um veículo é a gasolina ou elétrico. No entanto, há uma diferença que acaba com as dúvidas. Falo, claro está, dos níveis de ruído. Os veículos eléctricos (VE) apresentam uma redução notável do ruído em comparação com os veículos a gasolina. Este facto proporciona uma série de benefícios, não só para o condutor, mas também para o ambiente. Entretanto sabe a razão para o silêncio dos automóveis elétricos?
É este o segredo para o silêncio dos automóveis elétricos!
A razão pela qual os automóveis elétricos tendem a ser silenciosos resume-se ao que os faz funcionar: os motores elétricos. Eles funcionam convertendo a eletricidade em energia para o seu automóvel, e este processo é notavelmente suave e quase silencioso. Por outro lado, os motores de combustão interna que se encontram nos veículos a gasolina geram energia através do vigoroso processo de combustão. Durante o processo de combustão, o combustível e o ar são misturados. São também comprimidos e inflamados. Isto resulta numa explosão controlada que, em última análise, aciona o automóvel. Esta explosão controlada é o que produz os ruídos do motor.
Para além do violento processo de combustão em si, os motores de combustão interna também estão equipados com uma série de peças mecânicas que se movem repetidamente e aumentam o nível de ruído geral do automóvel. Em contrapartida, os motores elétricos têm apenas alguns componentes em movimento, pelo que as vibrações e o ruído são naturalmente minimizados.
No entanto, é importante notar que, embora os veículos elétricos sejam visivelmente menos ruidosos do que os seus homólogos a gasolina, isto não significa necessariamente que sejam totalmente silenciosos. É possível que ainda note alguns ruídos quando conduz ou anda num veículo elétrico. Por um lado, há o som do zumbido do motor a girar durante a aceleração. Também se pode ouvir o ruído dos travões durante o estacionamento. Além disso, os VE podem ser tão ruidosos como os automóveis a gasolina quando conduzidos a alta velocidade, principalmente devido aos ruídos do vento, dos pneus e da estrada.
O silêncio pode ser perigoso
Embora os VE possam ser bastante ruidosos a alta velocidade, continuam a ser relativamente silenciosos quando conduzidos a baixa velocidade. Este facto constitui um sério problema de segurança, especialmente para os peões com deficiências visuais que dependem dos seus ouvidos para se orientarem no ambiente que os rodeia. Como não conseguem ouvir facilmente quando um veículo elétrico se aproxima, correm o risco de sofrer acidentes.
Aliás por esse motivo que muitos veículos elétricos e híbridos que circulem a baixa velocidade devem emitir avisos sonoros. Este sistema de alerta garante que os peões são alertados para a presença de VEs, ajudando-os a tomar as precauções necessárias para evitar os carros que se aproximam.