Shuttle DS67U: Unboxing e primeiras impressões


Por em

A Shuttle é um fabricante bem conhecido de todos aqueles que estão por dentro do mundo dos computadores de pequena dimensão. Foi inclusivamente, a primeira marca a nível mundial a desenvolver o primeiro computador comercial de pequenas dimensões e tem-se destacado por diversas inovações nesta área.

Recentemente, a Shuttle lançou 5 novos mini PCs que se destacam pelos 39 mm de espessura e por virem equipados com processadores Intel Core Skylake de sexta geração. A Leak teve o privilégio de deitar a mão ao primeiro modelo, o DS67U, que irá merecer várias análises na Leak, explorando diversos tipos de utilização, de media center a computador pessoal. Como tudo tem um princípio, as próximas linhas serão dedicadas a uma apresentação geral e ao unboxing.

01

O DS67U consiste num minicomputador de dimensões reduzidas, que embora pequeno, apresenta caraterísticas muito interessantes. Sendo o modelo que corresponde à entrada de gama, possui um processador mais modesto, um Intel Celeron 3855U Dual Core que é suficiente para as tarefas do quotidiano e até para ser utilizado como Media Center.

No caso da memória, suporta SO-DIMM (a memória utilizada nos computadores portáteis) DDR3L entre os 1300/1600MHz. É possível utilizar 16GB por slot (tem dois) e instalar até um máximo de 32GB. Importa salientar que tudo isto está acomodado dentro de um chassis que não utiliza ventoinhas para o arrefecimento, sendo por isso totalmente silencioso.

No que diz respeito a outras especificações e à conetividade já lá iremos.

02

Dentro da caixa está tudo aquilo que é necessário para o computador funcionar. Temos o transformador, o CD com os drivers para diversas versões do sistema operativo Windows, incluindo o 10, duas antenas Wi-Fi que se encaixam na parte traseira do computador e os parafusos e suportes necessários à instalação. O DS67U pode ser utilizado na vertical ou fixado na parte traseira de um monitor. Todos os acessórios estão incluídos para ambos os efeitos e nem os parafusos foram esquecidos.

03

Na parte de baixo é onde procedemos à instalação dos componentes necessários para este minicomputador funcionar, nomeadamente a memória e o disco SSD. Para efetuarmos essa instalação apenas necessitamos de desapertar dois parafusos com uma chave de estrela.

04

Ao retirarmos esses parafusos vemos de imediato as áreas destinadas à instalação.

05

A memória é instalada com toda a facilidade, como se tratasse de um computador portátil. No que diz respeito à memória, a Shuttle disponibiliza no seu site oficial uma lista de memórias compatíveis que pode ser consultada aqui.

06

Instalar a SSD é tão fácil como a encaixar.

sub2

O DS67U disponibiliza diversas opções de conetividade. Na parte frontal encontramos duas portas USB 2.0, outras duas USB 3.0, leitor de cartões de memória e ainda duas portas de comunicação. Estas portas de comunicação que já são raras na maioria dos computadores atuais, estão presentes a pensar nos utilizadores que queiram aproveitar este equipamento a nível empresarial e mais concretamente para a ligação de diversos dispositivos muito específicos. Importa salientar que na parte frontal o utilizador encontra ainda os indicadores de energia e atividade de disco e o botão que permite ligar o computador.

subs1

Na parte traseira estão presentes duas portas Ethernet Gigabit RJ45 que permitem a utilização de duas redes diferentes, uma porta HDMI, uma porta Display Port, mais duas portas USB que são sempre muito bem-vindas para a ligação de diversos acessórios, entrada de microfone e saída de som. Destacam-se ainda a presença de dois conetores para as respetivas antenas Wi-Fi.

teste

Em termos de design estamos perante um equipamento muito interessante e que pelo facto de ser pequeno, assenta que nem uma luva em qualquer secretária. Para além disso tem uma construção robusta em metal, pelo que é muito resistente.

Agora que concluímos a apresentação geral deste equipamento, vamos começar a preparar os nossos testes que irão incluir diversas formas de utilização, ou seja, enquanto media center 4K ou computador de trabalho para o dia-a-dia. Fiquem atentos.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

1 comentário em “Shuttle DS67U: Unboxing e primeiras impressões”

  1. Se este PC fosse utilizado como POS, as portas COM frontais seriam de grande utilidade (muitas impressoras térmicas ainda utilizam esta interface).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.