Shuttle DS67U: Unboxing e primeiras impressões

A Shuttle é um fabricante bem conhecido de todos aqueles que estão por dentro do mundo dos computadores de pequena dimensão. Foi inclusivamente, a primeira marca a nível mundial a desenvolver o primeiro computador comercial de pequenas dimensões e tem-se destacado por diversas inovações nesta área.

Recentemente, a Shuttle lançou 5 novos mini PCs que se destacam pelos 39 mm de espessura e por virem equipados com processadores Intel Core Skylake de sexta geração. A Leak teve o privilégio de deitar a mão ao primeiro modelo, o DS67U, que irá merecer várias análises na Leak, explorando diversos tipos de utilização, de media center a computador pessoal. Como tudo tem um princípio, as próximas linhas serão dedicadas a uma apresentação geral e ao unboxing.

Shuttle DS67U

O DS67U consiste num minicomputador de dimensões reduzidas, que embora pequeno, apresenta caraterísticas muito interessantes. Sendo o modelo que corresponde à entrada de gama, possui um processador mais modesto, um Intel Celeron 3855U Dual Core que é suficiente para as tarefas do quotidiano e até para ser utilizado como Media Center.

No caso da memória, suporta SO-DIMM (a memória utilizada nos computadores portáteis) DDR3L entre os 1300/1600MHz. É possível utilizar 16GB por slot (tem dois) e instalar até um máximo de 32GB. Importa salientar que tudo isto está acomodado dentro de um chassis que não utiliza ventoinhas para o arrefecimento, sendo por isso totalmente silencioso.

No que diz respeito a outras especificações e à conetividade já lá iremos.

Shuttle DS67U

Dentro da caixa está tudo aquilo que é necessário para o computador funcionar. Temos o transformador, o CD com os drivers para diversas versões do sistema operativo Windows, incluindo o 10, duas antenas Wi-Fi que se encaixam na parte traseira do computador e os parafusos e suportes necessários à instalação. O DS67U pode ser utilizado na vertical ou fixado na parte traseira de um monitor. Todos os acessórios estão incluídos para ambos os efeitos e nem os parafusos foram esquecidos.

Shuttle DS67U

Na parte de baixo é onde procedemos à instalação dos componentes necessários para este minicomputador funcionar, nomeadamente a memória e o disco SSD. Para efetuarmos essa instalação apenas necessitamos de desapertar dois parafusos com uma chave de estrela.

Shuttle DS67U

Ao retirarmos esses parafusos vemos de imediato as áreas destinadas à instalação.

Shuttle DS67U

A memória é instalada com toda a facilidade, como se tratasse de um computador portátil. No que diz respeito à memória, a Shuttle disponibiliza no seu site oficial uma lista de memórias compatíveis que pode ser consultada aqui.

Shuttle DS67U

Instalar a SSD é tão fácil como a encaixar.

Shuttle DS67U

O DS67U disponibiliza diversas opções de conetividade. Na parte frontal encontramos duas portas USB 2.0, outras duas USB 3.0, leitor de cartões de memória e ainda duas portas de comunicação. Estas portas de comunicação que já são raras na maioria dos computadores atuais, estão presentes a pensar nos utilizadores que queiram aproveitar este equipamento a nível empresarial e mais concretamente para a ligação de diversos dispositivos muito específicos. Importa salientar que na parte frontal o utilizador encontra ainda os indicadores de energia e atividade de disco e o botão que permite ligar o computador.

Shuttle DS67U

Na parte traseira estão presentes duas portas Ethernet Gigabit RJ45 que permitem a utilização de duas redes diferentes, uma porta HDMI, uma porta Display Port, mais duas portas USB que são sempre muito bem-vindas para a ligação de diversos acessórios, entrada de microfone e saída de som. Destacam-se ainda a presença de dois conetores para as respetivas antenas Wi-Fi.

Shuttle DS67U

Em termos de design estamos perante um equipamento muito interessante e que pelo facto de ser pequeno, assenta que nem uma luva em qualquer secretária. Para além disso tem uma construção robusta em metal, pelo que é muito resistente.

Agora que concluímos a apresentação geral deste equipamento, vamos começar a preparar os nossos testes que irão incluir diversas formas de utilização, ou seja, enquanto media center 4K ou computador de trabalho para o dia-a-dia. Fiquem atentos.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também