Será que tem um PC pronto para um monitor 1440p 144Hz?


Por em

Apesar dos monitores Full HD com mais de 120Hz dominarem agora o mercado, graças aos seus baixos preços. Nos tempos que correm, o sweet spot está nos 1440p e 120/144 Hz! Afinal de contas, como já disse várias vezes, estamos a viver uma altura excelente para montar ou atualizar PC, graças à recuperação estrondosa da AMD tanto no mundo dos Processadores como no mundo das Placas Gráficas. Além disto, ainda temos a memória RAM e armazenamento SSD a ajudar à festa, visto que nunca estiveram tão baratos como agora.



Claro que montar um bom PC ainda é caro, especialmente se comparar com a compra de uma PlayStation 4 ou Xbox One. Mas na minha mais honesta opinião, esta comparação nem sequer faz sentido, visto que as consolas da atual geração foram lançadas em 2013, e as suas sucessoras irão chegar já no fim do ano. Além disto, como disse aqui (Especial) A nova geração de consolas vai mudar os nossos PCs!), se há mercado que vai crescer com a chegada das consolas de nova geração, é o mercado dos PCs focados nos jogos!

Dito tudo isto, vamos à questão do título… Será que tem um PC pronto para um monitor 1440p 144Hz?

PC

Portanto, ter um PC potente, mas depois ter um monitor ‘reles’… É a mesma coisa que ter um Ferrari lindíssimo com o motor de um FIAT Punto lá dentro. Afinal de contas, não irá conseguir experienciar todo o potencial do seu PC! Contudo, escolher o monitor perfeito também não é uma tarefa fácil! Como é óbvio, não queremos ter um PC limitado pelo monitor, contudo,  também não queremos um monitor demasiado bom para a nossa máquina atual.

Muito resumidamente, qual é o interesse de ver o CS:GO a chegar aos 500FPS, se o monitor apenas consegue mostrar 60 (60Hz)? E claro, no outro lado da moeda, qual é o interesse de ter um monitor todo XPTO 1440p ou 4K com 144Hz, se a placa gráfica não irá conseguir sequer chegar aos 60fps?

QLED Gaming CRG9

Então, vamos imaginar que comprou o seu PC há 2 anos, sendo este constituído por um i5-8600k, uma GTX 1070 Ti e ainda 8GB de RAM DDR4. Será que faz sentido apostar num monitor 1440p 144Hz? Sim, mas depende dos jogos que está a pensar instalar.

Ou seja, se está a pensar jogar GTA V, CS:GO, Fortnite ou Overwatch, tudo bem! Mas se está a pensar no novo CyberPunk 2077, ou similar… Então, a história já é outra. Verdade seja dita, este é um PC sólido para os dias que correm, temos um bom processador, visto que o i5-8600K não irá comprometer nos próximos tempos. Mas para jogos AAA recentes a 1440p com framerates altos, a GTX 1070 Ti parece-me curta!

Ainda assim, esta não é a melhor altura para trocar de placa gráfica! Tanto a NVIDIA como a AMD estão em processo de renovação. Algo que deverá baixar os preços das atuais RTX 2070 e RTX 2070 Super, bem como as RX 5700 XT da AMD, sendo estas excelentes escolhas para jogabilidade a 1440p.

Além disto, 8GB de RAM em 2020 não faz muito sentido, é sempre boa ideia comprar um outro módulo de 8GB, ou comprar um kit de 16GB entre os 3200 e 3600 MHz.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware, Jogos

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

O IPTV (legal ou ilegal) revolucionou a maneira como vemos TV!

O mundo dos smartphones quer matar a ‘notch’! Menos a Apple…

Seguinte