Será que a Apple pode ser uma ameaça ao domínio da Intel e AMD?

Apesar de todas as críticas que merece (todas as grandes empresas merecem), a Apple adora começar algumas tendências, que na grande maioria das vezes, acabam por causar grandes mudanças em toda a indústria.

Temos alguns exemplos bastante recentes, como a remoção do áudio jack nos smartphones, introdução do USB-C nos portáteis, início da loucura dos fones sem fios com os AirPods, a ‘notch’, e agora, o abandono da Intel para apostar forte e feio na arquitetura ARM.

Pois bem, a arquitetura ARM é tida como uma grande ameaça para o domínio da Intel e AMD há vários anos… Mas agora com a Apple a apostar tudo o que tem na tecnologia? A ameaça ficou real!



Será que a Apple pode ser uma ameaça ao domínio da Intel e AMD?

Apple AMD intel

Portanto, no mundo da computação, é inegável que as fabricantes de CPUs têm um grande controlo sobre a arquitetura. No entanto, no mundo moderno, tão focado na computação distribuída e computação na cloud, os serviços e aparelhos estão todos conectados via protocolos que na verdade não têm nada a ver com o CPU da nossa máquina. Ou seja, apesar de importante, a arquitetura do processador já não é um bicho de 7 cabeças, nem obriga nada nem ninguém.

Por isso, é sem dúvida uma excelente altura para fazer uma mudança gigantesca na indústria… Ou seja, apostar no ARM!

Dito tudo isto, em termos de negócio, não existe um processador deste tipo (desktop) desde a era dos PowerPC.

A Apple introduziu uma nova solução ARM controlada completamente por si, desde o design até ao próprio ciclo de vida. A gigante da maçã já não depende da AMD ou AMD para lançar novos produtos, nem tem de lidar com os seus problemas de produção, stock, ou produtos que simplesmente não encaixam na sua própria estratégia.

Além de tudo isto, a Apple foi também capaz de reservar 80% da produção de uma linhas mais avançadas do planeta, os 5nm da TSMC.

Assim, é provável que os chips Apple M-Series sejam os alvos de outras fabricantes, especialmente no campo da eficiência energética. Aliás, até já meteu algumas fabricantes a apostar no ARM, como é o caso da AMD e Microsoft, duas gigantes que também já começaram a mexer um pouco no caldo desta sopa, para perceberem se vale ou não a pena apostar na arquitetura.

Este é um problema saudável para a indústria! Mas será que a Apple vai meter medo à AMD ou Intel? Não me parece… Pelo menos não da maneira que poderá estar a pensar.

Na minha opinião, esta estratégia da Apple poderá criar “um fogo no rabo” das rivais. Contudo, temos de ter em conta que tudo o que a Apple faz é proprietário.

Ou seja, todos os processadores ARM que a empresa desenhar e produzir, vão para os seus próprios produtos. Por isso, se não quiser um computador Apple, vai ter de continuar a olhar para a AMD ou Intel.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também