Sennheiser apanhada a combinar preços. E não foi sozinha!

Por vezes ficamos chocados com o preço da tecnologia, e como é óbvio, aparece logo quem defenda tudo e mais alguma coisa com o encarecimento do desenvolvimento, implementação de novas tecnologias, e claro, a complexidade logística que serve para alimentar todo o mercado global.

Mas… Nem sempre é assim. Por vezes é ganância pura misturada com más práticas.

Sennheiser apanhada a combinar preços. E não foi sozinha!

sennheiser apanhada a combinar preços. e não foi sozinha!

Portanto, a Sennheiser é um nome de peso no mundo do áudio, conhecida pelos seus auscultadores premium e produtos de alta fidelidade. Mas agora está nas bocas do mundo por um motivo menos nobre. Ao que tudo indica, passou sete anos a controlar os preços dos seus próprios auscultadores no mercado.

Sim, durante anos a marca pressionou os seus distribuidores para manterem os preços altos, evitando que os seus produtos fossem vendidos abaixo do valor recomendado. Uma prática cada vez mais “banal” no mundo da tecnologia. Porque, claro está… Esta não é a única fabricante a fazer tal coisa, e como é óbvio, não é algo que aconteça apenas e só no lado do áudio… É mesmo em todo o lado.

Resultado?

Menos descontos, menos competição e claro, consumidores a pagar mais por menos.

Como é óbvio, e como dissemos em cima, não foi só a Sennheiser…

Desde 2022 que o negócio de auscultadores de consumo da Sennheiser passou para as mãos da Sonova, uma empresa suíça mais conhecida por aparelhos auditivos. Ou seja, se formos fazer contas, de 2025 a 2022 não temos os 7 anos que já mencionámos em cima. Ou seja, se achavas que os novos donos iam mudar as práticas? Nada disso.

A Sonova seguiu o mesmo caminho, continuando a pressionar os distribuidores durante meses até que as autoridades austríacas e alemãs começaram a investigar de surpresa.

Dito tudo isto, o controlo de preços era feito de forma meticulosa, com a ajuda de ferramentas automáticas e até revisões manuais dos sites dos revendedores. Se alguém ousasse baixar o preço, lá vinha o puxão de orelhas e o aviso para aumentar os valores novamente.

Sete anos disto. E o nome do esquema? “Distribuição seletiva”!

Claro que internamente isto era apresentado com eufemismos bonitos, como “distribuição seletiva”. Mas na prática era o velho truque de manter os preços altos à força.

Infelizmente isto afectava diretamente os consumidores e acabava também por distorcer a concorrência, permitindo que outros players do mercado também mantivessem os preços mais elevados.

No final, a fatura chegou: 6 milhões de euros em multas.

A multa foi repartida entre a Sennheiser, a Sonova e vários gestores que sabiam perfeitamente o que se estava a passar. Mas a verdade é que a confiança dos consumidores já está abalada, e isso nunca pode ser positivo.

Fica o aviso: da próxima vez que vires um par de auscultadores da Sennheiser a um preço “ambicioso”, respira fundo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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