‘Selfies’ podem vir a salvar os sistemas de reconhecimento facial! Mas…

Como se sente a saber que uma das suas selfies com máscara está agora numa base de dados de uma empresa? É uma pergunta complicada não é… Mas vamos por partes. Como deve saber, caso goste de utilizar o sistema de reconhecimento facial do seu smartphones, as coisas ficaram bem mais complicadas com a introdução das máscaras faciais… Aliás, é um assunto bastante delicado para os fãs de qualquer iPhone depois do iPhone X, que apenas têm estes sistema de autenticação.

No entanto, parece que já existem alguns esforços para minimizar este problema!



As ‘selfies’ podem vir a salvar os sistemas de reconhecimento facial! Mas a nossa privacidade foi violada no processo

reconhecimento facial

Portanto, como deve saber, temos agora milhões de pessoas a usar máscaras todos os dias em público, de forma a prevenir a infeção por COVID-19 em situações em que o distanciamento social não é possível. E claro está, num mundo muito ligado às redes sociais e ‘selfies’, é completamente normal encontrar agora centenas de fotos de pessoal com máscara na cara. (Eu próprio sou culpado disto!)

Dito isto, apesar de ser engraçado tirar uma foto ‘à ninja’ para meter nas redes sociais, a verdade é que desbloquear os smartphones é agora um pouco mais complicado, devido à disseminação de sistemas de reconhecimento facial para identificação do utilizador. Ao fim ao cabo, as máscaras cobrem grande parte da nossa cara, incluindo detalhes que estes sistemas precisam como pão para boca para funcionar, estamos a falar do nariz, boca e queixo. Pois bem, para dar a volta à situação, parece que temos várias empresas a ‘roubar’ as nossas selfies para alimentar um novo algoritmo. De forma a tentar adaptar os atuais sistemas a uma nova realidade. Mas será isto correto?

Por exemplo, a startup IA ‘Workaroud’ conseguiu meter as mãos em cerca de 1200 selfies, indo apenas a contas públicas do Instagram, sem pedir autorização às pessoas que publicaram estas fotos. Além disso, também existem relatos de bancos de dados com mais de 5000 selfies de pessoas com máscaras, em repositórios Chineses.

Mas será que ir tirar fotos a uma conta pública é ético? Provavelmente irá depender do seu próprio ponto de vista. Não se importa que vão buscar fotos ao seu perfil público do Instagram ou Facebook, desde que sejam apenas usadas para pesquisa científica?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário