Google Maps: Seis truques para experimentar nesta app

Galaxy S10

O Google Maps é a par com o Waze uma das melhores aplicações para quem conduz e sobretudo para quem quer chegar mais cedo ao seu destino e sem grandes surpresas. No entanto, o Maps faz muito mais do que ajudá-lo na condução. De facto, existem algumas opções que são disponibilizadas por esta aplicação da Google que muitos utilizadores não conhecem.

Agora que esta app atingiu os 5 mil milhões de downloads no Google Play, eis que lhe dizemos seis truques que deve mesmo aproveitar.

Criar mapas personalizados no Google Maps

O Google Maps é sem dúvida umas das melhores aplicações para não nos perdermos. Para além disso, ainda nos ajuda a planear viagens, seja de carro, transportes públicos ou a pé. De facto esta plataforma tem muito mais que se lhe diga. Apesar da maioria dos utilizadores só a aproveitar para ver a localização de um determinado sítio, há muito mais que se pode fazer.

É fácil criar mapas personalizados

Entretanto, uma das funcionalidades mais interessantes que descobri é a possibilidade de criarmos os nossos próprios mapas de interesses. Assim, mais do que criar os mapas é poder partilhá-los com alguém.

mapas personalizados no Google Maps

Dito isto, imaginem que vão realizar uma atividade em grupo com várias pessoas. Digamos um casamento, um passeio, ou algo assim. Através desta funcionalidade vão poder criar um mapa com todos os pontos de passagem e partilhá-los com amigos e convidados.

Para além disso é possível explorar mapas criados por outras pessoas, desde que os tenham partilhado publicamente.

E porque não fazer uma rota dos melhores restaurantes nos mapas personalizados do Google Maps

Primeiramente, imagine que faz uma rota de restaurantes, daqueles mesmo bons. Depois quer partilhar com o mundo ou com os seus amigos essas belas aprendizagens. Assim, é exatamente para isso que vai servir a funcionalidade de criar mapas.

Dito isto, existem duas formas de os criar. Tem de ter um computador ou um smartphone Android.

Infelizmente, para já, ainda não existe app para criar mapas no iPhone ou no iPad. No entanto, poderá ver os mapas partilhados nestas plataformas.

Criar mapas personalizados no Google Maps

Ora se estiver no computador terá de visitar esta ligação.

Posteriormente carregue em Criar um novo mapa.

Na nova janela terá de dar um nome ao mapa carregando em Mapa sem título. Depois verá que sensivelmente a meio e debaixo da caixa de pesquisa tem várias opções.

Uma delas é colocar os famosos pins para identificar locais. Assim, clique aí para adicionar o pin a uma determinada zona. Depois coloque uma descrição. Quando estiver concluído carregue em Guardar. Esta “camada” que corresponde a um dos pontos vai aparecer no lado esquerdo do ecrã.

mapas personalizados no Google Maps

Pode personalizar de uma forma muito simples o pin que colocou. Mudar a cor, adicionar tags, enfim o que achar que faz sentido para facilitar a identificação. Pode também utilizar ícones para indicar que tipo de local é.

Adicionar direcções nos mapas personalizados no Google Maps

Entretanto, outra caraterística interessante é a possibilidade de adicionar direcções.

Tem o ícone alusivo a setas de trânsito onde terá de carregar para surgir essa opção.Depois é so indicar o ponto A (origem) e o ponto B (destino). Atenção que pode introduzir várias direcções. Exemplo, Restelo até Ericeira. Depois Ericeira até ao Bar da Praia.

mapas personalizados no Google Maps

É também possível personalizar tudo e mais alguma coisa.

Adicionar diferentes tipos de trajeto nos mapas personalizados no Google Maps

Outro aspeto interessante é que é possível adicionar diferentes tipos de trajetos. Ou seja, adicionar trajeto de carro, a pé ou bicicleta.

Quando o mapa estiver concluído vai ter de o partilhar. Assim clique nos três pontinhos que surgem à frente do nome do mapa. Depois é possível copiar o mapa, abrir, mover para o lixo e até é possível incorporar no seu site. Como vê é fantástico para utilizar em eventos.

9

No smartphone é exatamente o mesmo. Se tiver um dispositivo Android procure pela app os meus mapas na Play Store. Depois é so descarregar e instalar.

Quando abre a App recebe um pequeno tutorial de como utilizar esta aplicação.

Como está a ver na imagem abaixo o mapa que criámos no computador já está disponível na App.

Entretanto, por exemplo, se quisermos editar este mapa podemos adicionar novos pontos e também editar as camadas.

Assim, com tudo concluído resta-nos partilhar.

Utilizar o Google Maps sem gastar dados

Há muito tempo que o Google Maps tem funcionalidades offline, mas nem todos repararam nisso. A navegação offline do Google Maps, é basicamente o download de certas rotas ou mapas no conforto do nosso lar, antes de começarmos a viagem.

Vamos imaginar que quero fazer o download da rota para a muy nobre Faculdade de Ciências da Faculdade de Lisboa.

Google Maps offline sem dados GPS Google Maps sem gastar dados
Os 3 simples passos para fazer download de uma rota
  • Insiro a faculdade na barra de pesquisa.
  • Carrego no nome da Faculdade em cima da classificação.
  • De seguida carrego nos 3 pontos no canto superior direito(…).
  • E já está, aparece logo como primeira opção “Transferir mapa offline”.

E se quiser mais que uma rota, como faço download de um mapa ?

Muito simples, precisa de fazer apenas 3 passos como nas rotas

  • Vou ao Menu principal – as 3 barras horizontais no canto superior esquerdo
  • Escolho “Mapas offline”
  • Em cima, ficam os nossos mapas em memória, para fazer um novo, escolho “Personalizar mapa”
  • Depois é só escolher a zona que queremos que fique disponível offline, quanto maior a zona, mais espaço irá ocupar, por isso tenha cuidado

Partilhar a viagem com amigos no Google Maps

Partilhar a viagem com os nossos amigos e família é muito fácil. Basta começar a navegar até um destino, tocar no botão e depois escolher “Partilhar prog. da viagem”. Posteriormente é só escolher o contacto com quem pretende partilhar a localização.

Esta partilha pode ser feita através de SMS, Hangouts, Facebook Messenger, WhatsApp e muitos outros. Entretanto a lista de aplicações compatíveis está sempre a ser expandida.

A nova funcionalidade de partilha já está disponível para navegação quando conduz, caminha ou faz ciclismo no Android e no iOS.

Medir a distância entre os pontos no Google Maps

Quer saber a distância exata entre o ponto A e o ponto B no mapa? Nada mais fácil. O Google Maps permite medir a distância com facilidade.

Em primeiro lugar fique a carregar num determinado local no Maps que será o ponto de partida. Posteriormente carregue no botão mais informações.

Na opção seguinte deverá escolher medir distância.

Posteriormente desloque a espécie de mira que surge a preto para o ponto de destino. Na parte inferior verá a distância total em quilómetros.

Evitar portagens no Google Maps

Se quer poupar algum dinheiro em viagens e tem tempo para isso talvez esteja interessado na opção de evitar portagens. No entanto atenção porque este evitar portagens poderá adicionar alguns kms ao seu trajeto.

A primeira coisa que terá de fazer é escolher o ponto de partida e de chegada. Posteriormente deverá carregar nos 3 pontos no canto superior direito.

no Google Maps

Em seguida escolha opções de trajeto como mostra a imagem.

Agora é só escolher evitar portagens e carregar em concluído.

no Google Maps

Lembre-se onde estacionou

Estacionou o seu carro numa zona desconhecida e já não se lembra bem onde ele está? O Google Maps vai ajudar a que isso nunca mais volte a acontecer.

No local onde estacionou vai estar um ponto azul. Carregue no mesmo.

Em seguida escolha a opção guardar o local de estacionamento.

no Google Maps