A SEGA já não é a mesma empresa de antigamente, mas, ainda assim, tem sido uma das editoras mais ativas dentro do mundo mobile, com direito a ports de clássicos icónicos bem como também o lançamento de alguns títulos originais para Android e iOS.
Porém, nos últimos dias, algo estranho começou a acontecer: vários jogos históricos estão a desaparecer das lojas de apps. Tudo isto sem grande alarido ou vozes de protesto.
SEGA está a remover clássicos do mobile… e ninguém reparou
Portanto, segundo alguns leakers e jogadores mais atentos, vários jogos da SEGA começaram a ser atualizados com uma mensagem pouco simpática: “O suporte para este jogo será descontinuado, mas podes continuar a jogar offline.”
Entretanto, na lista dos jogos afetados já estão nomes como Sonic CD Classic, Sonic 4 Episode 2, Super Monkey Ball, Virtua Tennis e Crazy Taxi. E se te estás a perguntar “então e os outros?”, a resposta é simples: quase todos os ports da linha SEGA Forever estão a ser apagados das lojas.
Os únicos que, para já, escapam, são Sonic 1 e Sonic 2. Pois bem, se isto te soa familiar, é porque em 2023 a SEGA já tinha feito uma limpeza parecida com títulos como Ristar, Vectorman, Comix Zone e outros clássicos da era 16-bit.
Mas porquê agora?
Há duas hipóteses em cima da mesa!
A mais técnica tem a ver com APIs atualizadas nos novos Android e iOS, algo que já aconteceu no passado! Com jogos que deixaram de funcionar por falta de compatibilidade.
A outra hipótese, mais interessante, é que a SEGA possa estar a preparar algum tipo de serviço de subscrição mobile. Algo ao estilo de um SEGA Pass com acesso a todos os clássicos num único sítio.
A segunda é a mais provável, porque o modelo free-to-play com anúncios já não rende como rendia antigamente.
Por enquanto, se já tens os jogos instalados, ainda os podes jogar offline. Mas se os apagares, podes perdê-los para sempre. E isso é uma pena, porque falamos de títulos que marcaram gerações e que funcionavam muito bem no ecrã táctil.
Vale a pena dizer que a SEGA ainda não se pronunciou oficialmente sobre o futuro destes jogos.