O smartphone é muito provavelmente o aparelho computacional mais importante do seu dia-a-dia. É mesmo aquele aparelho que não pode deixar em casa, porque não só é a sua forma de se manter contactável com amigos, famÃlia, e até colegas de trabalho, como também é a sua principal ferramenta de lazer.
O smartphone faz tudo, e na realidade, está cada vez melhor em várias funcionalidades crÃticas. Especialmente agora que a Inteligência Artificial está a ganhar toda uma nova importância, à medida que as fabricantes vão percebendo que funcionalidades fazem ou não sentido implementar.
Mas, com o crescimento da IA, e com os processadores a ficarem cada vez mais poderosos, é preciso que as restantes especificações técnicas sejam capazes de acompanhar.
Se todos os smartphones saltarem para os 16GB. O que vai fazer?
Portanto, caso não saiba, a memória RAM é um dos componentes mais importantes dentro desta nova geração de smartphones (e também de computadores, mas vamos ficar mais focados nos telemóveis durante este artigo).
Ou seja, não só é preciso que esta seja rápida e muito eficiente, como também é necessário que exista uma grande capacidade de memória para manter os algoritmos ativos e prontos para a ação.
É por isso que depois de muitos e longos anos, os smartphones vão começar, de forma muito mais geral, começar a aparecer com 12GB de memória RAM nas gamas médias-altas, e pelo menos 16GB nas gamas altas ou premium.
Alguns modelos poderão ir ainda mais longe, ao tocar nos 18GB, 20GB, 22GB, e por aà adiante.
Um dos maiores exemplos é o que está a acontecer nos novos Pixel 9! Que sempre tiveram a missão de mostrar o caminho para o futuro dentro do ecossistema Android.
Caso não saiba, os novos Pixel 9 vão chegar com 12GB de memória RAM, com todos os modelos Pro a chegar com 16GB. A razão é simples… O Gemini precisa de mais RAM para funcionar, e como tal, a Google vai subir a capacidade do modelo base de 8GB para 12GB, e a capacidade dos modelos de topo de 12GB para 16GB.
Mas isto não é importante apenas pelo Gemini, com mais memória RAM, vamos ver apps a evoluir mais, vamos ver outros nÃveis de performance e capacidades. Além disso, vamos também começar a notar em uma diferenciação entre os smartphones com “pouca” memória e os que têm “muita” memória. Podem até começar a aparecer apps a “exigir” certas quantidades de memória RAM.
Isto é algo que vamos ver em todas as fabricantes Android. Aliás, só não vamos ver também nos novos iPhone, porque a Apple tem uma forma de agir um pouco diferente. (Apenas vamos ver uma mudança na memória RAM no iPhone em 2025 com a gama iPhone 17).
Dito tudo isto, vai ficar tentado a trocar de smartphone para algo com mais memória? Ou vai esperar para ver o que acontece? O seu smartphone atual ainda dá “para o gasto”? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!