Se tem o router Wi-Fi perto desta divisão mude-o já!

Agora que caminhamos a passos largos para a noite de Natal, uma altura em que normalmente as casas costumam ficar mais cheias, é boa ideia ter a Internet a funcionar à máxima velocidade. É que caso contrário as pessoas podem ter alguns problemas a navegar ou a partilharem, pelo menos, as fotos que vão tirando no Facebook e no Instagram. Ora se tem o router Wi-Fi perto de uma determinada divisão é boa altura mudá-lo. É que vai ficar com a Internet mais rápida em quase todos os pontos da casa.

Se tem o router Wi-Fi perto desta divisão mude-o já!

O posicionamento do router é algo muito importante para termos uma boa ligação Wi-Fi em casa. Se tivermos o router perto da cozinha e só aí passar para outras partes da casa podemos acabar por ficar com a rede Wi-Fi lenta. E a grande questão é que nem nos apercebemos disto. É que na realidade e de acordo com um fornecedor de banda larga britânico, 90% das pessoas não sabem que há um eletrodoméstico que interfere muito com a nossa rede Wi-Fi e torna tudo mais lento. Especialmente se o Router estiver por perto.

De facto, o eletrodoméstico que mais pode interferir com o nosso sinal Wi-Fi é o frigorífico. Isto devido aos sinais rádio que emite. Desse modo interfere com a banda larga e consecutivamente com as velocidades de Internet Wi-Fi nas outras partes da casa.

rede Wi-Fi lenta

Quem então tem uma casa com a sala junto à cozinha e o router está muito perto do frigorífico terá mais problemas. O melhor será sempre colocar o router numa zona alta e onde possa ter menos coisas à volta. É que há outros equipamentos em casa que podem interferir com o sinal, incluindo telefones sem fios e até aqueles sistemas que utilizamos para monitorizar o quarto do bebé.

- Advertisement -

Escusado será dizer que para além disso existem outros fatores que podem interferir com isto. Inclusivamente as muitas redes Wi-Fi dos vizinhos que temos à nossa volta.

Altere o canal

O canal que o seu router utiliza afeta as capacidades Wi-Fi. Dito isto, há um número limitado de canais Wi-Fi dentro de cada banda. Se muitos routers numa área pequena tentarem usar o mesmo canal Wi-Fi e estejam na mesma banda sentirá interferências, o que pode resultar numa ligação Wi-Fi muito mais lenta.

acelerar router

Felizmente, existe solução. Se tiver acesso às definições de administração do seu router Wi-Fi, pode ajustar manualmente a seleção do canal de router Wi-Fi numa tentativa de encontrar um canal mais silencioso e livre de interferências.

Como mudar o canal da banda 2.4GHz

Se procura aumentar a velocidade Wi-Fi, mudar de canal pode garantir mais velocidade. Mas há duas coisas que tem de fazer primeiro. A primeira é descobrir os canais Wi-Fi mais movimentados e sossegados à sua volta. Isto através de uma app que analisa os sinais Wi-Fi. É verdade que existem alguns routers que nativamente fazem isso mas é mais comum ser necessária uma app.

A app para Android que referimos abaixo é muito boa para este efeito.

Network Analyzer
Network Analyzer
Developer: Jiri Techet
Price: Free

acelerar router

A segunda coisa é descobrir o endereço IP do seu router Wi-Fi. Sem ele, não poderá aceder ao seu router para ajustar as definições do canal Wi-Fi. Uma vez que o tenha, insira o endereço IP na barra de endereços do browser e prima Enter. Depois deve surgir a página de login do router e é só introduzir as credenciais. Em alguns dos casos e se não as mudou estão debaixo do router.

Agora as instruções variam de router para router, mas normalmente, será assim.

Localize as suas definições de Wi-Fi, normalmente encontradas em Definições Sem Fios, Wi-Fi ou Avançadas.

Localize as opções de Wi-Fi de 2,4GHz e, em seguida, as opções de canal Wi-Fi.

Escolha um novo canal Wi-Fi de 2.4GHz.

Por exemplo no router da Huawei que serve as ligações Vodafone e outras basta entrar no router, escolher configuração avançada. A seguir vá a opção WLAN e escolhe Rede 2.4GHz (avançada).

Aí como mostra a imagem abaixo podemos mudar de canal. Devemos escolher aquele que a app mostrou como estando menos ocupado.

acelerar router wi-fi

Se estiver muito perto do router talvez seja boa ideia optar por utilizar uma rede 5GHz. Assim o princípio é o mesmo. É só escolher rede 5GHz e depois o canal. Não se esqueça que se estiver mais longe é preferível usar uma ligação de 2.4GHz.

Reiniciar automaticamente o router

A maioria dos routers mais recentes não precisam de ser reiniciados regularmente. Mas, como a maioria das pessoas sabe por vezes pode ser importante para restaurarmos a nossa ligação e conseguirmos melhor velocidade. Entretanto, neste campo, quem tem alguns equipamentos mais avançados ou firmwares como o DD-WRT têm uma vantagem. Podem agender reinícios para determinadas horas. Por exemplo, pode programar o router para reiniciar quando está a dormir, por exemplo, às quatro ou cinco da manhã

No entanto, se se encontrar a reiniciar regularmente o router, as opções de firmware DD-WRT e Tomato têm opções de reinicialização cronometradas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.