Hoje em dia, na esmagadora maioria dos sítios, quase tudo pode ser pago com um simples toque. Seja num café, num supermercado ou numa portagem, o pagamento por aproximação (contactless) tornou-se tão natural que muitos já nem tiram a carteira do bolso.
Aliás, agora que é possível ter os nossos documentos oficiais no smartphone, já temos vários Portugueses a deixar a velha carteira em casa.
Mas, além de ser mais prático, há uma razão ainda mais forte para usar o telemóvel em vez do cartão físico… É muito mais seguro.
O telemóvel protege-te melhor do que o velho cartão!
Ainda há muito boa gente com medo de pagar com contactless a partir do smartphone, ou até a partir do relógio. Por isso, é preciso perceber que, quando fazes um pagamento com o telemóvel, seja via Apple Pay, Google Pay ou MB Way, não estás a enviar os dados reais do teu cartão.
O sistema cria um número virtual único (token) para cada transação. Ou seja, mesmo que alguém intercepte o pagamento, e roube os dados, não consegue aceder ao teu número verdadeiro nem clonar o cartão.
Além de tudo isto, o smartphone exige autenticação biométrica (impressão digital, reconhecimento facial ou código), o que impede que outra pessoa use o dispositivo se o perderes.
Já um cartão contactless pode ser passado por cima de um terminal e pronto, pagamento feito. Tudo isto sem PIN, e claro, sem proteção adicional.
E se ficar sem rede?
Funciona na mesma.
Já por várias vezes, com o smartphone em Modo Avião, fiz pagamentos para comer aquele chocolate da vergonha em voos sem refeição (Sim TAP, estou a olhar para ti).
Menos riscos de clonagem e fraude!
Os esquemas de clonagem de cartões continuam a ser comuns, aliás, são cada vez mais comuns, e até já se propagam muito além de Lisboa e Porto. Em Salvaterra de Magos, onde vivo, já foram encontrados esquemas em quase todas as caixas multibanco de rua.
Ao pagar com o telemóvel, eliminas esse risco.
Aliás, mesmo em compras online, usar o telemóvel com apps de pagamento protegidas é mais seguro do que digitar manualmente o número do cartão em sites aleatórios.
Levantar dinheiro?
Até aqui pode usar o MB Way, seja para entrar no Multibanco de forma normal, ou para levantar uma quantia escolhida diretamente no smartphone.
Não precisa de meter o seu cartão num terminal e assim arriscar clonagens.
Tudo controlado num só lugar
Outro ponto a favor é a gestão centralizada. As carteiras digitais permitem ver de imediato todos os pagamentos feitos, bloquear o cartão em segundos, ou até receber notificações em tempo real.
E o mito da bateria?
O único “contra” que muitos apontam é o clássico: “e se ficar sem bateria?”
É de facto uma preocupação, mas além do smartphone, podes também usar o smartwatch para pagamentos contactless, além disso, ficar sem bateria no smartphone é uma escolha tua. O que não faltam no mercado são powerbanks boas e baratas, muitas delas magnéticas.
O futuro é o bolso digital!
Pagar com o telemóvel não é só conveniência, é segurança real. Confie, e comece a deixar os cartões em casa.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!