Connect with us

Especiais

Opinião: Se casar, apague o seu Tinder!

Carlos Duarte

Publicado a

Para quem não sabe, eu sou casado. Há praticamente dois anos, na verdade. Tempos houve, obviamente, em que estava solteiro. Na altura, estava farto da constante pressão de ter que, ou depender de amigos que tivessem amigas solteiras, ou de meter conversa aleatoriamente. Portanto, instalei o Tinder.

O Tinder é uma app de encontros. Não no sentido literal – não patrocina, directamente, os ditos encontros. Contudo, a sua mecânica permite-nos perceber à partida se existe reciprocidade do lado oposto. Isto porque funciona à base do match. 

Duas pessoas emparelhadas na app Tinder

Um exemplo de quando duas pessoas fazem match no Tinder.

Vão surgir inúmeras fotografias de pessoas que estão nas vossas redondezas. Se as acharem interessantes, podem carregar no coração. Se não gostarem, no ícone respectivo. Caso calhe alguém ter carregado no coração quando lhe surgiu o vosso perfil, fazem match.

Depois desta pré-selecção, têm a oportunidade de meter conversa com a pessoa que encontraram. E depois, meus amigos, estão por vossa conta.

Durante algum tempo fui utilizador assíduo do Tinder. Depois conheci uma pessoa fantástica que se tornou a minha esposa – a partir do momento em que a relação iniciou, desinstalei a app do telemóvel e não pensei mais nisso. Até hoje.

Nem tudo o que desinstala desactiva

Pois meus amigos. A verdade é que, nunca mais tendo utilizado a app, achei que não me precisava de preocupar com os dados que lá deixei. Porém, eles existiam ainda. E segundo uma conhecida que me reconheceu, aparentemente o meu perfil também.

Foi assim que, com alguma surpresa, percebi que só saímos verdadeiramente do Tinder quando desactivamos a nossa conta. Ao início pensei: bom, está aqui uma história engraçada. Mas depois começas a pensar no que raio não foi eliminado também pelo Tinder.

O jornal The Guardian tem uma excelente peça sobre o volume de dados pessoais que são armazenados pela app. Não nos esqueçamos que a app é integrada com o nosso perfil de Facebook. O que significa que. aliado à Big Data recolhida na rede social, temos ainda todas as preferências discutidas nas conversas na app.

Por miúdos: tudo o que disserem, gostarem ou fizerem no Tinder, será registado pela empresa. Os vossos gostos, o tipo de pessoa que escolhem, as informações cruzadas com Facebook e Instagram. Claro que já estou a ouvir as vozes da revolta. Não é roubo nenhum, meus caros. Nós quando utilizamos a app e integramos o Facebook, estamos a dizer que concordamos com os Termos e Condições da mesma.

Exemplo de um perfil de Tinder

O Tinder sabe exactamente o que lhe disseste. Tudo.

Devo deixar o Tinder?

Alguns perguntar-se-ão: significa que devo deixar o Tinder? Não, malta. Porque senão teriam que deixar todas as redes sociais em que estão inseridos. O que podem fazer, ao abrigo da lei europeia da protecção de dados, é pedir os vossos registos. E se calhar ter uma surpresa sobre a quantidade de informação que uma simples app de namoro pode ter.

Portanto, rapazes e raparigas. Se tiverem usado o Tinder e, entretanto, encontrado o amor das vossas vidas, não se esqueçam de desactivar a vossa conta. Não impede que mantenham o registo de tudo o que lá fizeram, mas elimina-a e não volta a aparecer como sugestão.

É que no meu caso e em relações saudáveis, um episódio destes dá pano para um artigo de opinião e uma gargalhada. Em relações com pessoas mais ciumentas… Bem, não digam que não vos avisei.

Outras notícias de hoje:

Fanático de tecnologia e gaming, tanto móvel como em desktop. Trabalha há anos no sector e vibra com cada lançamento. Para entrar em contacto: carlos.duarte@leak.pt ou @CarlosATwittar

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

notch do Pixel 3 XL notch do Pixel 3 XL
Android4 horas atrás

Google Pixel 3 XL: Afinal risca-se muito ou não? Veja e descubra!

Se gosta dos telemóveis da Google e está no mercado à procura de um topo-de-gama, de certeza que gostava de...

Android5 horas atrás

Nokia X7 vai chegar aos mercados internacionais como Nokia 8.1

Como muitos dos nossos leitores devem saber, no início deste ano, a HMD Global lançou o Nokia X6 como um...

Android6 horas atrás

Huawei aproveita o ‘Hype’ do Mate 20 e confirma telemóvel dobrável 5G!

A Huawei acabou de lançar aquele que é provavelmente o telemóvel do ano, na forma do Mate 20 Pro, em...

Android7 horas atrás

Samsung prepara Galaxy com Snapdragon 710 para Janeiro

Embora a Samsung em território europeu não goste de utilizar chipsets concorrentes, recentemente equipou o câmara quádrupla Galaxy A9 com...

Android9 horas atrás

OnePlus 6 recebe OxygenOS open beta 5: Saiba o que muda!

Se tem um OnePlus 6 saiba que já pode instalar o OxygenOS open beta 5. No entanto, não esperem nada...

Especiais11 horas atrás

Oops!? Atualização de Outubro do Windows 10 tem outro problema!

A Microsoft tem passado a grande maioria do mês de Outubro, a tentar corrigir todos os problemas da sua última...

Jogos13 horas atrás

Jogos da PlayStation 5 poderão vir a utilizar os novos discos Blu-Ray XL

A PlayStation 5 vai ser a consola de nova geração da Sony, que irá substituir as atuais PS4 e PS4...

Especiais15 horas atrás

YouTube implementou um ‘Mini-Player’ para os Browsers Desktop

Parece que, FINALMENTE, quem costuma ver vídeos do YouTube no seu computador pode festejar! Pois, já pode reproduzir os vídeos...