Sábado, Outubro 4, 2025

Se a Huawei estivesse forte… Samsung e a Apple não faziam isto.

Houve uma altura em que a Huawei era o maior pesadelo da Samsung e da Apple. Não só porque vendia smartphones que nem pãezinhos quentes, mas porque tinha conseguido fazer algo que poucas marcas chinesas tinham alcançado: tornar-se aspiracional!

A série P e a série Mate competiam de frente com os Galaxy S e os iPhones, tanto em design como em inovação, e em muitos casos até os ultrapassavam. Além de tudo isso, a Huawei era capaz de reinventar o design dos seus aparelhos em todas as gerações, criando algo que era (quase) sempre entusiasmante.

Mas o bloqueio dos EUA, que retirou os Serviços Google da equação, cortou-lhe as pernas. Sem acesso aos serviços da Google, sem chips de última geração e sem mercado europeu aberto, a Huawei desapareceu do mapa ocidental.

Pois… Foi aí que a Samsung e a Apple respiraram de alívio.

A Huawei ainda existe, e até parece estar cada vez mais forte, o que é um caso de estudo para o futuro. Mas, se ainda estivesse com a força de antigamente, o mercado seria bem diferente. Disso não tinha dúvidas.

O vazio que mudou o mercado!

huawei mate x6 (review): é um dobrável incrível que não vai comprar

A saída de cena da Huawei no mercado de smartphones, abriu espaço a outras marcas, como é o caso da Honor, Xiaomi, Oppo e Vivo. Mas nenhuma delas conseguiu chegar ao mesmo nível de sucesso. Aliás, apenas agora, em 2025~2026, a Xiaomi parece estar finalmente capaz de lançar algo diferenciador, capaz de meter a Samsung e Apple a tremer.

Curiosamente, sem inovação palpável, até a própria Google decidiu apostar mais na sua gama própria Pixel, levando a grande maioria do seu hardware para todos os mercados que realmente interessam. É exatamente por isso que Portugal começou a receber lançamentos Pixel em 2023.

É tudo uma seca… E é tudo caro!

smartphones, apple, pixel

Hoje vemos smartphones a ultrapassar facilmente os 1.200 ou 1.300 euros, sem grande resistência. Há gerações em que as novidades são mínimas, mas os preços continuam a subir. Sabes porquê? Porque falta concorrência real.

Se a Huawei ainda estivesse no mesmo patamar, nunca a Apple teria espaço para lançar um iPhone Air a 1.249€ ou uma Samsung para vender o Galaxy S Ultra perto dos 1.500€ sem olhar para trás.

A pressão obrigava a inovar mais depressa e a segurar os preços.

A ameaça que pode voltar?

huawei watch fit 4 e fit 4 pro: agora há duas versões! nda

A Huawei já não é a mesma empresa. Sim, continua a desenvolver e a lançar smartphones. Mas focou-se muito mais nos wearables, e tem tido um sucesso absurdo com essa aposta. Basta olhar para os recentemente lançados Watch GT 6. Relógios brutais!

Dito tudo isto, além dos wearables, a Huawei até de facto a tentar regressar, especialmente na China, onde voltou a crescer graças ao HarmonyOS e a novos processadores caseiros. Se a Europa reabrisse a porta, a história podia mudar outra vez.

  • Nota: Algo que pode acontecer, porque as sanções Norte-Americanas já foram bastante mais pesadas, e as relações entre a Europa e os EUA também já não são as mesmas devido às recentes medidas de Donald Trump.

E não nos enganemos: a Samsung e a Apple temem esse regresso.

Porque, ao contrário de muitas marcas chinesas que só competem no preço, a Huawei já provou que sabe fazer design premium, câmaras de topo e software sólido.

Conclusão

O mercado atual mostra o que acontece quando a concorrência perde força: preços a subir, inovações mais lentas e consumidores a pagar a fatura. Acredito que, se a Huawei ainda estivesse no jogo em pleno, a Samsung e a Apple não se atreviam a brincar assim com os utilizadores.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙