Inicio Android ScamSpotter: Google quer acabar com os roubos na Internet

ScamSpotter: Google quer acabar com os roubos na Internet

À medida que a pandemia continua, os utilizadores continuam a depender muito da Internet. Quer sejam aulas, trabalho ou até convívios, muitas das coisas passam pelo PC. Assim, é por esse motivo que os esquemas online não param de aumentar. De facto, há muitas pessoas a perderem o seu dinheiro na Internet. É aqui que entra o ScamSpotter.

ScamSpotter: Google quer acabar com os roubos na Internet

Assim, num post colocado no blog oficial da Google, o vice-presidente desta empresa revelou que, de facto, houve relatos recorde de esquemas nos últimos meses e, de acordo com a Federal Trade Commission (FTC), as pessoas perderam mais de 1.9 mil milhões de dólares, apenas em 2019.

Fraudes que parecem ser mais ou menos verdadeiras como as que revelámos aqui e aqui estão a causar também a perda de mais de 3.600 dólares por minuto aos utilizadores da Internet. Segundo a FTC, mais de 40 milhões de dólares foram roubados em fraudes relacionadas com o COVID-19.

ScamSpotter

Num esforço para alertar as pessoas para o que se está a passar, a Google acaba de lançar o Scam Spotter que está disponível aqui.

As informações que nos são transmitidas giram em torno de três regras simples que devem ser  levadas em consideração quando se lida com um email, telefonema ou mensagem suspeita.

Devagar: dizem que é urgente? Não se apresse e faça perguntas. Assim evita cair num problema.
Verificação no local: alegam pertencer a uma instituição específica? Faça sua própria pesquisa para verificar os detalhes que está a receber.
Pare! não ceda informações nem pague nada suspeito. Têm um cartão presente para si do nada? Se acha que algo parece suspeito, provavelmente é.

Entretanto, a Google recomenda especialmente que os utilizadores mais jovens partilhem o site ScamSpotter.org com os mais idosos que normalmente são a classe etária que mais tem caído em esquemas. No entanto, as pessoas com idades entre os 25 es 40 anos  também são mais propensas a serem enganadas, mas em menos dinheiro. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

MediaTek prepara novos chipsets de topo e assusta concorrentes!

A MediaTek é muito conhecida! No entanto não tem a fama de uma Qualcomm. De facto, nunca conseguiu arranjar forma de competir no segmento...

Drone mostra novo sistema de condução da Tesla a funcionar!

Chegou um novo vídeo à Internet filmado por um Drone que revela o novo sistema de condução da Tesla a funcionar. Apesar de ainda...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

(Última hora) Começou a corrida ao papel higiénico e enlatados!

O COVID-19 entrou numa nova fase de descontrolo, o que por sua vez obrigou o nosso governo a implementar algumas medidas mais pesadas para...

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...