Scam por telemóvel já resultou em mais de 30 ‘biliões’ roubados

As fabricantes de smartphones, fornecedoras de rede móvel, e até os reguladores do mercado, andam bastante preocupadas com as cada vez mais comuns ‘robocalls’. No entanto, apesar de toda a luta, parece que a guerra está a ser perdida... Com muito dinheiro a trocar de mãos no meio de toda a situação.

Scam por telemóvel já resultou em mais de 30 ‘biliões’ roubados

Portanto, isto já é um fenómeno mundial, mas hoje vamos focar-nos apenas no mercado Norte-Americano, que é onde temos mais informações. Dito isto, segundo a ‘TrueCaller‘, cerca de 59.49 milhões de Americanos já perderam quantidades de dinheiro bastante significativas, com chamadas ou mensagens, isto só nos últimos 12 meses.

Um aumento curioso relativamente ao mesmo período do ano passado, que assinalava ‘apenas’ 56 milhões de utilizadores. Entretanto, este número também assinala o maior aumento de sempre dentro deste ‘mundo’.

Assim, segundo a empresa, 60% dos lesados perderam dinheiro a sério, nada mais nada menos que uma média de 502$ por utilizador.

Curiosamente, este valor também subiu 43%, visto que no ano passado a média estava nos 351$. Ou seja, é muito provável que os scammers tenham aproveitado a pandemia para mudar as suas estratégias, e assim meter mais algum dinheiro ao bolso. Um simples aproveitamento do medo que a pandemia originou em 2020 e 2021. Afinal de contas, nos últimos 12 meses, 59% dos inquiridos receberam uma chamada, ou uma mensagem, relacionada com o COVID-19. Uma tendência que deverá aumentar em 2022! 

Por fim, se pensa que são apenas os mais velhos a serem enganados, você também está muito enganado! Visto que segundo o estudo, muitos homens e mulheres com menos de 30 anos também caíram na esparrela. Curiosamente, em todas as idades, os homens parecem mais suscetíveis à falácia.

Em suma, tenha muito cuidado com as chamadas que atende, e mensagens que recebe.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!