(Saúde) Tudo sobre alergias! O que provocam e o que fazer

As alergias são consequências do nosso sistema imunitário, ou seja, das nossas defesas. Afinal de contas, ocorrem quando se reconhecem substâncias como estranhas ou perigosas.

Por um lado é ótimo que se tenha essa capacidade mas por outro, quando reconhecidas substâncias que não causam propriamente malefício para o nosso organismo, acaba por ser limitante para o nosso dia a dia.

alergias!

Em suma, as alergias começam por ser um mecanismo de defesa para benefício do corpo.

Resumidamente, o alergeno, seja ele de que tipo for, é a substância que é reconhecida e por consequência provoca a alergia. Assim, muito resumidamente, a alergia vai ser definida consoante o tipo de alergeno.

Exemplo de alergenos são pólen, ácaros, a substância dentro do caju que causa alergia, veneno da vespa, etc…

Dito isto, pode agrupar-se e distinguir-se três tipos de alergias:

  • Respiratórias
  • Alimentares
  • Dermatológicas
  • Medicamentosas

Sintomas da Alergias

É imprescindível entender quais são os sintomas que ocorrem quando existe uma alergia. Até porque, por vezes, conseguimos retirar do nosso dia a dia o alergeno causador.

Apesar de existirem alguns sintomas específicos para alguns tipos específicos de alergias, pode-se generalizar, em parte, pois existem sintomas comuns. Resumidamente, os sintomas comuns são: o inchanço, a comichão e a vermelhidão!

Adicionalmente, para uma alergia Alimentar pode ainda ocorrer náusea e fadiga. Assim como para as respiratórias: nariz a pingar, congestão nasal, espirros e olhos inchados.

Atenção: em último caso e como estado mais grave pode decorrer uma reação anafilática e deve se encaminhar de imediato para o hospital!

alergias!

Como resolver

A melhor forma de resolver é, de facto, evitar o contacto com o alergeno. E, por isso mesmo é tão importante identificar os sintomas.

Assim, a nível de medicação, damos como exemplos:

  • Anti-histamínicos: 

Para uso tópico, no caso das dermatológicas : dimetindeno em gel ou pomada. Paralelamente, em uso sistémico cetirizina em comprimidos.

  • Descongestionantes:

Fenilefrina ou Xilometazolina em gotas ou spray. (Não exceder os 3 a 5 dias)

Existem ainda outros medicamentos que são Sujeitos a Receita médica. Tais como Inibidores de Leucotrienos (Montelucaste) e Corticosteróides (Deflazacorte).

Contudo, se estiver interessado em saber de alternativas mais naturais para ajudar nos sintomas das alergias, fique atento à Leak.

Viver com Alergias

Quando, de facto, não conseguimos retirar ou evitar o alergéno em quantidade significativa para um melhor bem-estar devemos saber o que fazer!

Entretanto, fica aqui o link de como ter uma casa amiga das alergias!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Leia também