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Saúde – Saiba (Quase) tudo sobre Hidratação!

A Hidratação é uma das coisas mais importantes do nosso dia a dia, mas também uma das mais ignoradas pela grande maioria das pessoas. Afinal de contas, a água está encarregue do transporte de nutrientes para as células, a condução de substâncias tóxicas para fora do nosso corpo e ainda a regulação da temperatura corporal. E claro, caso não saiba, tem também benefícios em relação ao peso (uma vez que acelera o metabolismo).

Por isso, talvez seja boa ideia ter atenção à quantidade de água que ingere por dia, não é?

Saúde – Saiba (Quase) tudo sobre Hidratação!

hidratação

1. Qual a quantidade de água aconselhada por dia?

Sejamos completamente sinceros, por vezes não é nada fácil conseguir ingerir a água aconselhada.

Especialmente quando temos em conta a quantidade aconselhada pela Organização Mundial de Saúde! Ao fim ao cabo, para mulheres sedentárias e com a temperatura amena devem ingerir cerca de 2.2 L/dia. Entretanto, para os homens nas mesmas condições, o valor já muda para os 2.9 L/dia. (Estes valores podem variar dependendo do peso corporal, nível de exercício físico e temperatura do ambiente.)

Portanto são valores de referência que variam de pessoa para pessoa, cada caso é um caso.

2. Quais são os impactos que podem existir na saúde de quem não consome a quantidade de água aconselhada?

A hidratação pode ser feita a partir não só da água mas também dos alimentos. Por isso é que por vezes sentimos fome! Muitas das vezes é sede. Este é um fator que deve ser tido em conta. Por outro lado, se não bebemos muita água, e não temos sinais de sede, pode significar que conseguimos suprimir as necessidades com a alimentação e alguns líquidos ingeridos.

Mas se não consumimos o necessário existem sinais que podem advir da falta de hidratação, tais como:

  • Sensação de sede;
  • Escassez e escurecimento da urina;
  • Cansaço mental e corporal;
  • Sensação de aumento de temperatura corporal;
  • Vertigens e tonturas;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas ou vómitos;
  • Cãibras musculares;
  • Alterações visuais e auditivas

3. A falta de hidratação pode estar relacionada com a dificuldade na perda de peso? Porquê?

Muitas vezes ouvimos dizer que beber água é muito importante para quem quer perder peso, e na verdade tem um papel importante. De facto, o papel da água relativamente à perda de peso não é nada mais, nada menos do que aumentar o metabolismo, o que por sua vez poderá aumentar até 30% do gasto calórico total.

Assim, tem uma função essencial na perda peso, tendo em conta que por si só o consumo adequado de água acaba por aumentar o gasto energético. Consequentemente aumenta o gasto em calorias que é o que proporciona o emagrecimento.

4. Como podemos combater os sintomas de desidratação?

A melhor forma de combater os sintomas de desidratação passa por um processo de hidratação com a maior brevidade possível.

Pode ser a partir de água, chá sem açúcar ou com alimentos com elevado teor de água como por exemplo frutas, vegetais, sopas, sumos naturais de fruta, batidos entre variadíssimas opções.

5. Na altura em que as temperaturas são mais baixas, qual é a melhor forma de hidratar?

Quando as temperaturas são mais baixas, é importante encontrar formas para manter a hidratação.

Fazer infusões ou chás sem açúcar é uma das opções, por outro lado, o consumo regular de sopas, leite, bebidas vegetais, frutas e vegetais ajuda a assegurar a hidratação também.

Entretanto, quando está mais calor, optar por águas aromatizadas com rodelas de limão e pau de canela ou framboesas são alternativas saudáveis e saborosas. Outras estratégias para não esquecer de beber água, pode ser o uso do alarme do telemóvel ou até a instalação de apps (Agua Reminder, My Water, Drink Water Tracker, etc…) que ao fim ao cabo vão lembrando o utilizador e ajudam a perceber se consumiu a quantidade necessária durante o dia.


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Cátia Patríciohttps://www.facebook.com/catiapatricio.eatright/
O meu trabalho na nutrição abrange muitas áreas. Com a necessidade de aprender mais sobre nutrição ligada à vertente clínica tirei o Mestrado em Nutrição Clínica na Faculdade de Medicina de Lisboa em 2015, posteriormente tirei uma especialização de Nutrição Desportiva na Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Lisboa.

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