Sangue Universal? Cientistas têm a solução!

Se por acaso já participou em alguma campanha de doação de sangue, obrigado! É realmente um ato muito importante, capaz de salvar vidas. Porque, infelizmente, o sangue apesar de parecido, de ter a mesma cor e até o mesmo cheiro, não é todo igual.

Em suma, os dadores de sangue são uma parte importante de qualquer sistema médico. Porque é preciso sempre ter em conta se existe ou não um certo tipo de sangue em stock, quando se trata de fazer uma nova transfusão.

- Publicidade -

Mas, ao que tudo indica, até aqui a ciência parece ter uma solução. Uma nova investigação poderá finalmente criar um dador de sangue universal, revolucionando assim a medicina para sempre.

Sangue Universal? Cientistas têm a solução!

Portanto, de forma muito resumida, graças a uma enzima bacteriana que na realidade até pode ser encontrada nos intestinos de quase todos os seres humanos, vai ser possível remover os antigénios dos glóbulos vermelhores capazes de ajudar a determinar o tipo de sangue.

Desta forma, se for realmente possível eliminar os fatores de diferenciação entre os diferentes tipos de sague. Torna-se possível criar uma espécie de dador universal! Que por sua vez, pode ter uma utilização muito mais ampla face ao sistema atual.

Entretanto, esta enzima foi descoberta por investigadores da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e da Universidade de Lund, na Suécia. Os investigadores utilizaram a enzima para remover os antigénios A e B dos glóbulos vermelhos, o que os aproxima um pouco mais do objetivo de tornar o sangue dos dadores mais universal.

É a primeira vez que vemos cocktails de enzimas como este, que podem não só remover os antigénios A e B, mas também alargar algumas outras variantes. Atualmente, existem 45 sistemas de grupos sanguíneos reconhecidos, com um total de 362 antigénios de glóbulos vermelhos na mistura. A presença destes antigénios é determinada por 50 genes diferentes.

A bactéria responsável pela enzima chama-se Akkermansia muciniphila e encontra-se no revestimento do intestino humano saudável, o que a torna facilmente disponível para fins de investigação.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.