Inicio Hardware SanDisk apresenta ao mundo primeira pendrive de 4TB

SanDisk apresenta ao mundo primeira pendrive de 4TB

A tecnologia evolui rapidamente. Quando as primeiras pendrives chegaram ao mercado com capacidades de 8 MB já era algo fantástico (a primeira foi lançada nos Estados Unidos no ano 2000). Nessa altura estaríamos longe de imaginar que um dia íamos ter uma pendrive com 4TB. Ora esta novidade foi agora anunciada e tem a assinatura da SanDisk.

Pendrive de 4TB: Uma boa opção para designers e produtores de vídeo

É verdade que 4TB podem parecer um exagero e a maioria das pessoas não terá a necessidade de transportar ficheiros tão grandes, especialmente nos dias de hoje, com o armazenamento na cloud. No entanto, para designers, produtores de vídeo e não só é sem dúvida uma excelente ideia.

A SanDisk está a exibir um protótipo de pendrive com 4TB e interface USB Type-C na CES.

pendrive de 4TB

Como deve imaginar ela está a ser anunciada como a drive USB de maior capacidade do mundo, embora tecnicamente seja mais um minúsculo SSD, considerando que a ficha Type-C está ligada a um fio pequeno. Por isso é uma espécie de SSD/Pendrive de 4TB.

Infelizmente, não há muito mais novidades acerca desta pendrive de 4TB. Para já a SanDisk não está a partilhar especificações de hardware. Nem tão pouco possíveis informações de preço. A data de lançamento também permanece um mistério.

Será que vai realmente chegar ao mercado?

Com tudo isto não sabemos se esta drive vai realmente chegar ao mercado. Aliás, isto aconteceu no ano passado.

A SanDisk apresentou uma drive na CES com 1TB e também USB-C que nunca foi comercializada.

A ideia pode não ser tanto o lançamento de um produto, mas demonstrar até onde já chegou a tecnologia flash. Ainda me lembro dos antecessores das SSD que existiam no mercado há vários anos. Instalavam-se nos computadores como se fossem uma placa gráfica e os primeiros modelos só disponibilizavam capacidades de 20 MB. Sim, isto existia.

Considerações à parte, se a Pendrive de 4TB chegar realmente ao mercado deverá ter um preço proibitivo. É que os modelos com 2TB custam cerca de 1200 Euros. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

(IPTV Pirata) Operação Evil-Web! Um novo ataque às redes de IPTV

As autoridades Italianas continuam a sua feroz luta contra o IPTV Pirata! - Desta vez na forma da operação Evil Web, que levou a...

Estes são os jogos que vão acompanhar a PS5 no lançamento!

Lançamento PS5: Como deve imaginar, no mundo tecnológico atual, lançar uma consola poderosa e inovadora não chega... Especialmente quando chegam às prateleiras com um...

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...

Afinal… Resident Evil 8 vai sair para a PS4 e Xbox One!

Pois bem, depois de vários rumores a falar de um cancelamento da versão PS4 e Xbox One do novo Resident Evil Village... Parece que...

Huawei P Smart 2021: o best seller está de volta por 229 Euros

A gama Huawei P Smart tem sido muito bem recebida na Europa. Claro que um dos fatores principais para que isto aconteça é a...