SanDisk apresenta ao mundo primeira pendrive de 4TB

A tecnologia evolui rapidamente. Quando as primeiras pendrives chegaram ao mercado com capacidades de 8 MB já era algo fantástico (a primeira foi lançada nos Estados Unidos no ano 2000). Nessa altura estaríamos longe de imaginar que um dia íamos ter uma pendrive com 4TB. Ora esta novidade foi agora anunciada e tem a assinatura da SanDisk.

Pendrive de 4TB: Uma boa opção para designers e produtores de vídeo

É verdade que 4TB podem parecer um exagero e a maioria das pessoas não terá a necessidade de transportar ficheiros tão grandes, especialmente nos dias de hoje, com o armazenamento na cloud. No entanto, para designers, produtores de vídeo e não só é sem dúvida uma excelente ideia.

A SanDisk está a exibir um protótipo de pendrive com 4TB e interface USB Type-C na CES.

pendrive de 4TB

Como deve imaginar ela está a ser anunciada como a drive USB de maior capacidade do mundo, embora tecnicamente seja mais um minúsculo SSD, considerando que a ficha Type-C está ligada a um fio pequeno. Por isso é uma espécie de SSD/Pendrive de 4TB.

Infelizmente, não há muito mais novidades acerca desta pendrive de 4TB. Para já a SanDisk não está a partilhar especificações de hardware. Nem tão pouco possíveis informações de preço. A data de lançamento também permanece um mistério.

Será que vai realmente chegar ao mercado?

Com tudo isto não sabemos se esta drive vai realmente chegar ao mercado. Aliás, isto aconteceu no ano passado.

A SanDisk apresentou uma drive na CES com 1TB e também USB-C que nunca foi comercializada.

A ideia pode não ser tanto o lançamento de um produto, mas demonstrar até onde já chegou a tecnologia flash. Ainda me lembro dos antecessores das SSD que existiam no mercado há vários anos. Instalavam-se nos computadores como se fossem uma placa gráfica e os primeiros modelos só disponibilizavam capacidades de 20 MB. Sim, isto existia.

Considerações à parte, se a Pendrive de 4TB chegar realmente ao mercado deverá ter um preço proibitivo. É que os modelos com 2TB custam cerca de 1200 Euros.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Intel Core i9-12900K bateu Ryzen 9 5950X em quase 40%!

A Intel está prestes a lançar uma nova geração de processadores, de forma a acompanhar o lançamento do Windows 11 por parte da Microsoft....

As primeiras reviews relativas ao iPhone 13 chegaram à Internet!

A gama de smartphones iPhone 13 foi recentemente anunciada pela gigantesca Norte Americana Apple. Sendo recebida com um misto de 'piadas', devido ao facto...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alertações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!