Samurai XZ: Cinco Razões Para Comprar o Sony Xperia XZ


Por em

Processador potente, design renovado, câmara repleta de tecnologias: o Sony Xperia XZ chegou a Portugal e é claramente a maior aposta da Sony em anos recentes no seu departamento móvel. Para o autor, o Sony Xperia XZ é o puro renascimento da Sony como um nome capaz de conceber os dispositivos de melhor qualidade e mais invejáveis no mercado.

O Sony Xperia XZ chega-nos com um Snapdragon 820 e 3GB de RAM, cavalagem suficiente para utilização intensiva, e um ecrã FHD com tecnologia Triluminos, com que promete cores intensas e negros capazes de rivalizar com os disponíveis com tecnologia OLED. No interior temos um mínimo de 32GB de armazenamento. Contamos ainda com câmaras de 23 e 13MP, vídeo 4K, conectividade 4G LTE, porta USB-C e bateria com carregamento rápido. Isto, sem esquecermos o leitor de impressões digitais na lateral do dispositivo.

Tudo somado, o Sony Xperia XZ é um dispositivo completo, mas com certeza que há características que sobressaem no momento em que ponderarmos a compra de um. A Leak tem tido a oportunidade de testar o Xperia XZ e aqui estão os pontos mais pertinentes.

Áudio de alta definição

O Sony Xperia XZ possui dois altifalantes frontais, e capacidade para áudio de alta resolução via Buletooth.
O Sony Xperia XZ possui dois altifalantes frontais, e capacidade para áudio de alta resolução via Buletooth.

A Sony equipou o Sony Xperia XZ com a gama completa de ferramentas áudio ao seu dispor e a qualidade do áudio no dispositivo é, definitivamente, um dos pontos mais excepcionais no dispositivo até agora.

Temos dois altifalantes frontais, com o melhor som em alta voz que é possível comprar no mercado, fora o Sony Xperia Z5 e o Huawei P9 Plus. Um dos altifalantes emite as altas frequências, o outro os graves e, em resultado disso, temos um som cheio e texturizado.

No entanto, não é por aqui que vamos ouvir as nossas músicas favoritas. O Sony Xperia XZ inclui um jack de áudio tradicional e os algoritmos de melhoria de som DSEE HX e ClearAudio+, que farão uma diferença notória na qualidade de ficheiros comprimidos.

Mas o melhor é a tecnologia LDAC. A música transmitida pro Bluetooth, mesmo para os melhores dispositivos, sofre da incapacidade da tecnologia para transmitir pacotes de dados volumosos. Com a LDAC, o Sony Xperia XZ pode fazer streaming em alta definição de áudio para dispositivos compatíveis.

A câmara mais avançada num Xperia

A capacidade da câmara do xperia XZ permite-nos fotografia a sério.
A capacidade da câmara do xperia XZ permite-nos fotografia a sério.

Foram alguns anos de dedos cruzados para a Sony melhorar a qualidade das câmaras dos seus telemóveis, mas a maior produtora de sensores fotográficos parecia nunca lá chegar. Com o Xperia XZ a Sony traz-nos a sua mais completa câmara e uma das mais completas câmaras no mercado móvel.

São 23MP com abertura f/2.0, estabilização de imagem por giroscópio, foco por detecção de fases e laser, vídeo 4K estabilizado em 5 eixos e foco preditivo. Em suma, nunca uma câmara fez tanto a bordo de um Sony.

O mais importante é, no entanto, a introdução de controlo manual completo. Se é um fotógrafo ávido, vai adorar como o Xperia permite controlar diversos parâmetros fotográficos com previsão em tempo real do resultado no ecrã. Até ver, a melhor câmara de sempre num Sony.

À prova de água

Vamos ser francos: quando pagamos bom dinheiro por um telemóvel, queremos que esteja protegido. A verdade é que muitos dispositivos simplesmente não o estão. O Sony Xperia XZ recupera a certificação IP68 que lhe permite sobreviver até 30 minutos imerso em 1m de água.

Fora o facto de falarmos de condições laboratoriais, as juntas com que o dispositivo é equipado irão salvá-lo de uma queda acidental no lavatório, ou da humidade do vapor de um banho pela manhã, algo que vitima telemóveis todos os dias.

Bateria mais segura, mais duradoura

O Sony Xperia XZ possui carregamento rápido via USB-C.
O Sony Xperia XZ possui carregamento rápido via USB-C.

A bateria do Sony Xperia XZ traz 2900mAh que, vistas as características do dispositivo, pode parecer pouco, mas graças ao carregamento rápido podemos ter 80% de carga em 35 minutos.

Para melhor controlarmos a duração de uma carga, contamos com o modo Stamina, e a tecnologia de carregamento adaptativo da Qnovo analisa o estado de saúde da bateria para adaptar o carregamento e não causar desgaste desnecessário.

Finalmente, algo enterrado no menu de gestão da bateria, encontrarmos o item “gerir carga da bateria”. Uma peça de software inteligente, aquilo que a Sony chama de Battery Care analisa os períodos do dia durante os quais o telemóvel está a ser carregado, e ajusta o carregamento em conformidade.

Se tivermos por hábito deixar o telemóvel a carregar durante a noite, o Xperia XZ carrega 90% da bateria e espera até perto da hora de acordarmos para carregar os restantes 10%. Deste modo impede-se a degradação da sua capacidade por permanecer demasiado tempo ligada à corrente.

Novo Design

O Xperia XZ mantém o leitor de impressões digitais lateral num design totalmente renovado.
O Xperia XZ mantém o leitor de impressões digitais lateral num design totalmente renovado.

A linha Z teve um design característico durante os últimos anos. O Sony Xperia XZ é o primeiro topo de gama da Sony que realmente atrai os olhares de quem passa, indicando-lhes que há algo realmente novo na cidade.

Atrás, o painel é de um novo material, baptizado de Alkaleido, uma liga de metal e polímeros que auxilia a refrigeração do dispositivo, fornece aderência acrescida e elevado brilho. De lado, o leitor de impressões digitais que a Sony incorporou no interruptor.

A curvatura bilateral dá uma nova identidade ao estilo Z, face ao topo e base recto, e as laterais são muito finas. Já as margens acima e abaixo do ecrã são generosas, algo que a Sony indica ser uma opção para dar mais conforto aos utilizadores quando utilizam o Xperia XZ para fotografar. O Xperia tem, afinal, um obturador dedicado.

A simetria do dispositivo advém do modo como o ecrã replica as curvas do painel traseiro, gerando um telemóvel confortável e sólido quando o sentimos na mão.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.