Samsung vai ter módulos de memória RAM DDR5 com 768GB!

A Samsung acabou de anunciar que vai produzir chips de memória DDR5 com a estrondosa capacidade de 24GB. O que por sua vez significa que vamos ter módulos de memória RAM capazes de chegar aos 768GB.

Aliás, no futuro, até vai ser possível aumentar a capacidade destes mesmo módulos. Entretanto, como é óbvio, este tipo de monstruosidade de GBs foi pensada para o mundo dos centros de dados, ou seja, clientes empresariais.

Samsung vai ter módulos de memória RAM DDR5 com 768GB!

memória RAM DDR5.

Portanto, eis o que a Samsung teve a dizer:

“De forma a ir de encontro aos pedidos dos nossos clientes, estamos a desenvolver um produto de 24GB de memória DDR5.”

Isto é muito interessante, porque o mercado já tinha ficado boquiaberto quando a Samsung apresentou módulos de memória RAM capazes de oferecer 512GB, ao utilizar 32 chips de 16GB de memória RAM DDR5 cada. Sendo ainda mais impressionante encontrar agora 32 chips de 25GB, ainda assim capazes de uma eficiência energética fenomenal.

Na prática, estamos a falar de máquinas capazes de oferecer 12 TeraBytes de memória DDR5. O que na verdade é limitado pela atual oferta da Intel, e não pela memória RAM em si. Visto que cada processador Intel Xeon Ice Lake-SP é apenas capaz de suportar um máximo de 6TBs de memória DRAM.

Entretanto, ainda não existe uma data de lançamento para estes chips de memória, visto que apesar deste anúncio, o foco da Samsung continua focada nos chips de 16GB de forma a dar vida aos já mencionados módulos de 512GB.

Mas uma coisa é certa, o mundo da memória RAM está a evoluir a uma velocidade incrível. Será isto um pequeno sinal do que vai acontecer no mercado tradicional, onde já se espera que o ‘sweet spot’ passe para os 32GB de memória RAM?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!