Caso não saiba, apesar de todo o seu insucesso, o Exynos 2200 que deu vida aos Galaxy S22 de 2022 trouxe algumas inovações muito interessantes para o mundo dos smartphones, especialmente na parte gráfica. Afinal de contas, o SoC topo de gama da Samsung trazia um GPU desenvolvido em conjunto com a AMD, por sua vez baseado na arquitetura RDNA2.
Sim, a mesma exata arquitetura que dá vida aos gráficos da PlayStation 5 e consolas Xbox Series. Pois bem, a Samsung tem agora planos para levar essa mesma arquitetura para as suas gamas médias e baixas de smartphones Android.
No entanto, este esforço não está focado nos jogos.
Samsung vai levar gráficos AMD para os smartphones baratos!
Portanto, agora pode estar a pensar que a Samsung se está a preparar para uma aproximação dos smartphones ao mundo dos videojogos, especialmente nesta altura em que as consolas portáteis parecem ter ganho uma nova vida.
Mas não, este esforço da Samsung serve para melhorar o processamento de imagem, e não a performance em jogo.
Mais concretamente, a Samsung quer levar este GPU aos Galaxy A35 (Exynos 1430) e A55 (Exynos 1480) de 2024, para melhorar de forma significativa a performance do ISP (Image Signal Processor). Ou seja, a coisa vai servir para melhorar a performance do processamento de imagem proveniente das câmaras traseiras, e claro, da câmara frontal.
Como dissemos em cima, esta não é a primeira vez que a Samsung oferece gráficos RDNA nos seus processadores ‘caseiros’.
Isso já aconteceu com o Exynos 2200, e até trazia RayTracing à mistura. Mas, passados quase 2 anos após esse acontecimento, é inegavelmente muito interessante perceber o que a Samsung pretende fazer com a tecnologia na sua gama média, e claro, na sua gama mais alta.
Gama alta? Sim, caso não saiba, tudo indica que os novos Galaxy S24 e Galaxy S24+ vão contar com o novo SoC Exynos 2400 em vez do Snapdragon 8 Gen3. (Esse só vai aparecer no S24 Ultra).
Por enquanto, parecem boas notícias. Resta é esperar pelo anúncio, pelo impacto na performance, e claro, o preço destes aparelhos.
Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.