Samsung vai fazer o impossível com os smartphones dobráveis!

Os dobráveis têm percorrido um longo caminho e estão bem melhores em relação aos modelos iniciais. Mais resistentes e sobretudo com um ecrã que funciona bem melhor. No entanto, o futuro vai trazer ainda muito mais inovações. Assim, para além dos nos ligarem ao mundo, ainda nos vão fornecer informações sobre a nossa saúde física e mental. Isto de acordo com uma nova patente que foi concedida à Samsung Electronics a 25 de março e que diz respeito aos smartphones dobráveis.

Samsung vai fazer o impossível com os smartphones dobráveis!

Os documentos de patente da Samsung e que foram revelados pelo site LetsGoDigital mostram imagens que retratam um dispositivo tipo Galaxy Z Fold com vários sensores de saúde incorporados no mesmo.

Samsung dobráveis

Uma das imagens mostra a tecnologia a utilizar dois sensores de imagem posicionados sob o ecrã flexível. Quando colocar o dedo num ou em ambos os sensores, eles analisam os dados e mostram informações valiosas sobre a sua saúde. Entretanto a pressão exercida pelo dedo conta para uma medição com mais precisão. Para isso, o utilizador terá de pressionar o dedo entre os visores. Se cobrir apenas um sensor, os dados de saúde surgem no painel flexível interno. Quando ambos os sensores estiverem cobertos, os dados estão no visor externo. A descrição da patente revela também a implementação num dispositivo estilo concha como o Galaxy Z Flip. É sem dúvida algo muito interessante.

Outra ilustração mostra que a Samsung também pode colocar os sensores no exterior do dispositivo dobrável. Nesta implementação, efetuam-se medições quando o utilizador mantiver o smartphone aberto na palma da mão ou agarrar o dispositivo nas suas extremidades com os dedos sobre os sensores.

De acordo com o LetsGoDigital, os sensores podem fornecer dados sobre a sua pressão arterial, idade vascular, rigidez arterial, nível de stress e nível de fadiga.

Esta patente não significa que o próximo Galaxy Z Fold 3 venha equipado com sensores de saúde. É que os smartphones dobráveis continuam a ser um assunto delicado, e integrar novas tecnologias vai exigir muitos testes.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também