Samsung vai começar a vender SoCs Exynos às outras fabricantes?

Já não é novidade para ninguém que os chips Exynos começam a ganhar um pouco de má fama, especialmente em 2020, depois de termos visto uma diferença brutal de performance entre as versões Exynos dos Galaxy S20 e Note 20 e versões equipadas com o Snapdragon 865.

Dito tudo isto, caso não saiba, o departamento da Samsung responsável pelo desenvolvimento de SoCs mudou um pouco a sua estratégia. Afinal de contas, já não vamos encontrar núcleos de processamento desenvolvidos pela gigante Sul Coreana nos futuros chips Exynos, em vez disso, vamos ver núcleos licenciados diretamente à ARM.

Uma mudança muito significativa nos planos, que vai começar a dar frutos já em 2021!



Samsung está a desenvolver um Exynos de 5nm exclusivo para a China

exynos para

Portanto, o primeiro chipset Exynos com núcleos da ARM já foi confirmado com o nome Exynos 1080. No entanto, este novo chip não vai chegar ao mercado dentro de smartphones da marca… Em vez disso, parece que vai dar vida a um smartphone da Vivo!

Isto é inegavelmente estranho, mas é também igualmente muito interessante. Ver um novo SoC da Samsung a chegar ao mercado num smartphone de uma outra marca que nada tem a ver com o universo da gigante Sul Coreana? Além disto, tudo indica que este processador foi feito apenas e só para o mercado Chinês.

Será que a Samsung vai pegar naquilo que tem feito no mundo dos sensores fotográficos, e mundo dos ecrãs OLED, e vai começar a fornecer processadores às restantes fabricantes de smartphones? Hmm… Temos de esperar para ver.

Entretanto, é esperado que os novos S21/S30 também venham equipados com um novo Chipset Exynos, muito provavelmente o Exynos 2100. Um processador que chega assim ao mercado com a missão muito complicada de fazer esquecer o Exynos 990.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também