A Samsung começou a sua grande aposta em Inteligência Artificial com os seus smartphones Galaxy S24 lançados no início deste ano. Uma aposta que entretanto já chegou a outras gerações de aparelhos, e parece servir de início para algo ainda mais complexo, poderoso, e claro, apelativo.
Afinal de contas, os novos Galaxy S25 devem mudar de design para algo mais “moderno” e “irreverente”, ao mesmo tempo que também apostam em novas tecnologias no lado do hardware, especialmente no processador (SoC), seja este Snapdragon ou Exynos.
A Samsung está a evoluir, está a mudar, e está a ficar inegavelmente extremamente interessante.
Samsung tem algumas surpresas guardadas para o Exynos 2500
Portanto, como deve imaginar, como ainda existem contratos assinados e estes têm de ser cumpridos, é muito provável que os novos Galaxy S25 sigam a mesma estratégia de “dividir para conquistar” que a Samsung tem vindo a empregar nos seus topo de gama.
Ou seja, alguns modelos vão ser baseados em processadores Exynos, enquanto outros são baseados em processadores Snapdragon.
Porém, começa a ser cada vez mais aparente que o grande objetivo da Samsung é utilizar apenas e só hardware próprio. Isto de forma a seguir a mesma exata estratégia que a Apple tem vindo a implementar nos seus produtos. Algo que até faz mais sentido para a Samsung do que para a Apple, visto que a empresa Coreana tem as suas próprias linhas de produção, e verdade seja dita, faz tudo ou quase tudo aquilo que é realmente necessário num aparelho computacional.
Sendo exatamente por isso que o Exynos 2500 já vai ter um NPU desenvolvido em grande proximidade com a Google, e pelos vistos, este é um SoC também já produzido nas linhas de 3nm GAA de segunda geração da Samsung.
Aqui vale a pena salientar que, apesar de todas as dificuldades que a Samsung tem vindo a ter no lado da produção de chips de última geração… A gigante Sul-Coreana é ainda a única a utilizar a tecnologia GAA (Gate-All-Around).
A ideia é melhorar a performance em todos os campos, ao mesmo tempo que também existe um grande foco na eficiência energética. Aliás, alguns rumores apontam para um Exynos igualmente poderoso ao Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm. Porém, com algumas vantagens interessantes, especialmente no lado do NPU e da eficiência energética.
Temos de esperar para ver o que isto vai dar. Mas gosto de ver uma Samsung pronta a dizer adeus à Qualcomm, para fazer o seu próprio caminho. Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!