Se está a pensar comprar um novo smartphone da Samsung a escolha não é fácil. Isto porque existem várias gamas e modelos para todos os gostos e carteiras. No entanto, nem sempre, o mais caro é a melhor opção. Pelo menos para todas as pessoas. É que a gama A tem também equipamentos igualmente bons e que representam um custo mais amigo da carteira. De facto, em alguns casos até podemos dizer que a relação qualidade/preço acaba por ser melhor em alguns modelos do que na própria gama S. Mas será que pesando tudo vale a pena comprar smartphones da gama A da Samsung?
Samsung: vale a pena comprar smartphones da gama A?
Logo à partida e apesar dos Galaxy A serem mais baratos, garantem a mesma experiência de software que os modelos mais caros. É verdade que os topos de gama recebem atualizações de software um pouco mais rápidas. No entanto, com mais ou menos espera todos acabam por receber. Tal como acontece no Galaxy S22 Ultra e outros topos de gama da Samsung, a empresa está agora a oferecer até quatro anos de grandes atualizações para Android e cinco anos de atualizações de segurança para os seus smartphones de gama média.
A questão da bateria
Para além disso a autonomia também não é assim tão diferentes. De facto, há muitos gama média com uma bateria de 5000 mAh. Ou seja, até conseguimos cerca de dois dias de utilização.
No entanto mais uma vez, há algo que chega primeiro. É que nos topos-de-gama temos velocidades de carregamento mais rápidas, carregamento sem fios e capacidade de carregamento sem fios inversa. No entanto se formos a ver bem as coisas podem não ser as condições mais importantes do mundo. Mais uma vez tudo está relacionado com o tipo de utilizador.
Os ecrãs
Mas há mais razões que abonam a favor dos gama-média. Desde que os furos no ecrã se tornaram mais comuns, tornou-se mais difícil do que nunca distinguir os smartphones topo de gama de alternativas mais baratas. Isto quando olhamos apenas para o ecrã. Por exemplo, ao colocarmos o Galaxy S22+ e o A53 lado-a-lado parece quase que estamos perante o mesmo equipamento.
Outra das coisas boas que encontramos nos Galaxy A é a presença do slot para cartões microSD. Os cartões MicroSD são muito económicos e permitem um suporte de armazenamento extensível até 1TB. Isto já não está disponível na maioria dos topos-de-gama. Seja como for com o tempo também vai desaparecer dos equipamentos mais económicos o que é pena. Sempre fui um grande defensor deste slot.
A durabilidade é muito boa nos topos-de-gama.
Mas será isso a razão para descartarmos os gama média? É verdade que o S22 tem proteção Gorilla Glass Victus+ na parte frontal e traseira, tornando-os muito resistentes. De facto, muitos até dispensariam capa e película. No entanto poucos correm o risco de os utilizar sem capa.
Ora se já vamos comprar de qualquer forma proteção adicional, então vamos estar a garantir de qualquer modo mais resistência no equipamento. Isto quer seja num topo-de-gama ou num gama-média.
Então vale a pena ou não comprar smartphones da gama A?
Depende do utilizador. A menos que a sua utilização diária envolva tarefas mais pesadas como jogar títulos com gráficos de topo ou trabalhar com apps muito poderosas pode passar muito bem com um gama-média. Ganha quase o mesmo e gasta só metade ou menos. Para além disso a maioria das pessoas troca de smartphone de 3 em 3 anos, seja gama-média ou topo-de-gama. Assim o investimento será sempre mais baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!