A TSMC dominar o mundo da produção de chips com um autêntico punho de ferro, aliás, domina tanto, que a grande maioria dos aumentos de preço que temos vindo a sentir se devem ao facto de a TSMC não ter um rival à altura, e como tal, ser capaz de pedir o dinheiro que bem entender.
No entanto, ninguém lidera para sempre! Sendo exatamente por isso que a Intel já começou a avisar que tem planos bem delineados para um futuro próximo, e claro, temos também uma Samsung cada vez mais confiante nas suas próprias linhas, já a fazer propostas a clientes extremamente importantes.
Esta última parece ser a “foundry” com mais potencial para mudar o mercado o quanto antes.
Samsung quer roubar um dos maiores clientes à TSMC (2nm)
Portanto, apesar de todo o seu potencial, o processo GAA de 3nm da Samsung acabou por não ter o impacto que muitos desejariam no mercado. O que muito provavelmente se deveu aos problemas nos “yields”, ou seja, da percentagem de defeitos demasiado alta. Um campo onde a TSMC também teve dificuldades, porém, em níveis completamente diferentes e aparentemente facilmente ultrapassáveis.
Porém, uma derrota não significa desistência para a Samsung. A gigante Sul-Coreana tem feito o tudo por tudo para perceber os seus erros, e por isso mesmo parece estar mais do que pronta para atacar o mercado com o seu novo processo de SF2 GAAFET, linhas de produção que deverão ser incríveis o suficiente para ultrapassar o já prometido processo de produção de 2nm da TSMC.
Sendo exatamente por isso que alguns clientes atuais da TSMC começam a olhar para uma mudança para as linhas da Samsung com bons olhos. Uma das maiores interessadas parece ser a Qualcomm, uma das maiores empresas de design de semicondutores, que é também na realidade uma das maiores afetadas pela subida de preço das linhas da TSMC. Dito isto, a acontecer, só em 2026, com o Snapdragon 8 Gen5. Por isso, até lá, a Samsung tem muito trabalho pela frente para tentar convencer esta potencial parceira.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!