A estratégia atual das grandes fabricantes de smartphones está assente na adoção de uma filosofia de design base que depois se estende a toda a gama, ou seja, desde o aparelho mais barato até aos caros. É curioso, porque isto faz com que a marca pareça oferecer um pouco mais de estatuto, e torna todos os aparelhos facilmente identificáveis à vista de qualquer consumidor.
Uma estratégia que tem resultado muito bem para a Apple, e que até foi bem adaptada pela Samsung na sua própria gama de aparelhos Galaxy. Adaptada? Sim, a Apple só lança aparelhos de gama alta, enquanto a Samsung disponibiliza aparelhos desde os 99€ até aos 1500€.
Mas, ao que tudo indica, Samsung está farta do mesmo design! Por isso, depois de 2024, existem planos para dar um abanão em todas as suas gamas de smartphones, tudo de forma a conseguir puxar mais holofotes para os aparelhos da gigante Sul-Coreana.
Samsung quer revolucionar design do Galaxy S. Mas só em 2025!
Portanto, houve uma altura em que critiquei as marcas Android por repetirem o mesmo design mais que uma vez, porque era uma coisa muito Apple, e na realidade muito criticada pelos consumidores há alguns anos atrás. O ecossistema Android era um lado da barricada mais focado na inovação, na revolução, da abertura, etc… Mas, com a evolução do mercado também isso mudou.
Mas, ainda assim, isso não significa que as fabricantes Android, agora muito mais focadas no hardware interno e software que dá vida aos seus aparelhos, não queiram mudar um pouco o paradigma para chamar a atenção dos consumidores.
Sendo exatamente isso que a Samsung quer fazer após o seu próximo grande lançamento de smartphones ‘tradicionais’.
Mas… Mudar o quê?
Vamos ser muito honestos, não há muita coisa a mudar no mundo dos smartphones que realmente aumente o nível de entusiasmo. A grande maioria dos aparelhos atuais são todos parecidos uns aos outros, com algumas mudanças na traseira, mais concretamente no módulo traseiro de câmaras.
Sabe qual é a próxima grande novidade? É o desaparecimento dos furos para as câmaras frontais e espaço aproveitado pelos sensores de reconhecimento facial no caso do iPhone. Mas, na realidade alguns smartphones Android já fazem isto, e o nível de entusiasmo nunca foi muito grande à volta da “novidade”.
O caminho é mesmo este?
Sou muito honesto, apesar de perceber o que a Samsung quer fazer, porque tudo isto deverá servir para puxar mais olhares para a sua gama de aparelhos, ao criar um afastamento entre os futuros Galaxy S25 e os atuais Galaxy S22, S23 e quase pronto a lançar S24… A realidade é que não há problema nenhum em manter o mesmo design base.
Especialmente nos tempos que correm em que 90% dos utilizadores vai esconder todas as linhas e detalhes debaixo de uma capa de proteção. Aliás, a Apple anda a repetir o mesmo design base desde 2017, e nunca vendeu tanto como agora. Em suma… Os smartphones não são carros!
Ou seja, se as fabricantes querem mesmo chamar a atenção dos consumidores, o design é apenas uma pequena parte, sendo mais importante trazer inovação a sério, funcionalidades fora da caixa capazes de facilitar a vida do utilizador, e se possível, preços competitivos.
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