Samsung quer dominar mundo do armazenamento!

Como deve saber, a Samsung é muito mais que uma fabricante de smartphones e TVs. É uma empresa gigantesca, que faz tudo, ou quase tudo, no mundo da tecnologia. Aqui temos de incluir chips de memória RAM (DRAM) e também chips de armazenamento (NAND Flash).

Dito isto, além de fazer tudo, a Samsung também quer ser a melhor em tudo. Sendo exatamente por isso que teve a memória RAM mobile mais rápida e eficiente do mercado de smartphones durante 1 ano, já está a preparar a nova geração, e ao que tudo indica, está também a preparar-se para dar um valente salto no mundo do armazenamento SSD.

Samsung quer dominar mundo do armazenamento!

nand flash, chips, ram, dram

Portanto, segundo o que tem chegado a público, a Samsung está agora a preparar-se para bater a sua rival SK Hynix na corrida aos chips de memória NAND Flash com 300 camadas. Algo que deverá revolucionar o mundo do armazenamento SSD tanto em termos de performance, como de armazenamento puro e duro.

Afinal, a Samsung que por enquanto ainda está presa nas 236 camadas (mais 4 que a Micron e menos 2 que a SK Hynix) quer chegar a este tipo de densidade já em 2024. Aliás, não estamos a falar de um anúncio, estamos mesmo a falar de produção em massa já em 2024. Curiosamente, isto pode significar que a Samsung vai bater a SK Hynix de forma inesperada, e deverá ficar no topo do mercado durante mais ou menos 1 ano.

A coisa é ainda mais impressionante quando tudo indica que a Samsung vai preferir uma “sandwich” de duas stacks, em vez de 3 stacks, como a SK Hynix quer fazer. Ou seja, a Samsung vai ter mais de 150 camadas em cada stack, o que poderá criar problemas nos yields.

Porquê esta pressa em nova tecnologia? Bem, os chips de memória estão um pouco pelas ruas da amargura. O seu valor caiu a pique após o fim da pandemia, o que muito se deve à queda na procura por tecnologia em 2022 e 2023. Por isso, numa altura de cortes de produção, as grandes empresas preferem ir atrás da inovação, para depois serem capazes de lançar produtos inovadores, com melhores margens, que todos os entusiastas vão querer.

Ser a primeira a chegar ao mercado com essa tecnologia é apenas e só a cereja no topo do bolo.

Dito isto, se acha 300 camadas muito em 2024, a Samsung pretende chegar às 1000 até 2030.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Curioso? Grande evolução tecnológica? Estamos perto de deixar os 1TB e 2TB para trás, para começar a adotar 4TB ou 8TB como o “mínimo aceitável”. Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados