A gigante tecnológica Sul Coreana, Samsung, está pronta a expandir o seu negócio de SoCs Exynos. Até porque agora parece ser o momento chave! Visto que a ZTE está impossibilitada de comprar processadores ao seu parceiro Norte Americano, Qualcomm.
Tudo devido à proibição pelo governo dos USA de Donald Trump.
Actualmente, a exportação de memória FLASH é o que dá mais lucro à Samsung. Dito isto, a Reuters já noticiou que esta expansão do negócio de SoCs é um esforço, para tentar capitalizar um pouco mais o mercado de hardware interno.
Até agora, o único fabricante de telemóveis parceiro da empresa é a Meizu. Por isso a gigante Sul Coreana está a falar com vários ‘OEMs’ de maneira a aumentar a sua carteira de clientes.
Não foi confirmado que fabricantes estão nos planos da Samsung. Mas visto que a ZTE está agora num momento bastante complicado. À beira até da extinção, pode ser uma excelente oportunidade para ambas as empresas!
Por enquanto ainda não existe qualquer negócio finalizado! Com ‘Inyuo Kang’, chefe da divisão de chips lógicos da Samsung e antigo executivo da Qualcomm a dizer que a Samsung deverá anunciar novos clientes para os seus SoCs Exynos no início de 2019.
A Samsung está neste momento a lutar contra a melhor oferta da Qualcomm!
Ou seja, a lutar contra o Snapdragon 845 com o seu próprio Exynos 9610, que foi lançado no início deste ano.
Que é fabricando com o processo de fabrico de 10nm FinFET, consistindo em quatro núcleos ARM cortex-A73 com a frequência de 2.3GHz, bem como outros quatro núcleos Cortex-A53 a 1.6GHz mais eficientes a nível energético.
É preciso ainda sublinhar que os processadores Samsung Exynos são muitas vezes pensados para processamento em máquinas topo de gama e aprendizagem máquina.
Esta não foi a primeira vez que a Samsung tentou oferecer a sua linha de processadores Exynos a outros fabricantes! Em 2015, tentou fazer o mesmo de modo a rivalizar com a Qualcomm. Mas correu mal, com a rival Norte-Americana a dominar o mercado mobile quase numa forma monopolista.