Samsung produz chips, mas quer… DINHEIRO!

Muito se tem falado de um potencial aumento de tudo o que é tecnologia, nomeadamente no lado dos smartphones. É uma situação no mínimo caricata, porque se fala de aumentos de preço já no início de 2026, mas… A Apple não tenciona mexer em um único cêntimo no imediato.

Isto faz sentido? Ver o lado Android a aumentar preços, enquanto o iPhone continua ao mesmo exato preço pelo menos até Setembro?

Pois, pode parecer que não, e de facto, vamos ver muitas fabricantes a fazer das tripas coração para manter os preços atuais. Mas… Há uma que podia fazer muito mais, mas não quer. Estamos a falar da Samsung.

Samsung produz chips, mas quer… DINHEIRO!

intel e samsung vão criar uma aliança na produção de chips!

A Samsung é a bandeira do ecossistema Android. Bem, já não é como antigamente, visto que tem andado a perder espaço pela falta de inovação, e popularização de outros aparelhos mais focados na experiência do utilizador, como é o exemplo máximo dos smartphones Google Pixel.

Mas, aos dias de hoje, se alguém falar num topo de gama Android, alguém vai com toda a certeza falar do Galaxy S25 Ultra, e agora também do S26 Ultra, que está prestes a ser lançado e disponibilizado ao público.

Dito tudo isto, vários rumores apontam para uma gama Galaxy S26 um pouco mais cara face ao ano passado. Consequência direta do aumento absurdo de preço de alguns componentes. Mais concretamente os chips de memória RAM e NAND Flash.

Mas… Sabes quem é que produz estes chips? Pois, é a Samsung.

A Samsung prefere ganhar dinheiro a controlar preços!

Samsung, galaxy

Antes de mais nada, eu não acredito que a Samsung vá aumentar muito os seus preços. Acho que vamos ver alguns acertos no S26 e S26+, enquanto o S26 Ultra vai manter o mesmo preço de sempre na sua versão base, ou seja, os mesmos 1499€ do iPhone 17 Pro Max.

Isto porque, se o S26 Ultra fosse mais caro que o iPhone, a realidade é que toda a gente e o seu gato iria comprar o iPhone. Não é por acaso que o smartphone da Apple continua a crescer no mercado, e de facto, é cada vez mais o padrão a nível global.

A questão é, estes aumentos e acertos de preço, mesmo que controlados na gama Galaxy S26, poderiam ser evitados.

Isto porque a Samsung controla os preços de muitos dos componentes que andam a ser “dizimados” pela IA. Porém, a realidade é que a Samsung não produz apenas e só para consumo interno. Também vende para fora. Por isso, os preços têm de ser altos para todos. Até para a subsidiária responsável pelos smartphones.

Porquê? Porque a Samsung vai ganhar muito mais dinheiro nos chips de memória, do que ganharia na venda de smartphones Galaxy S26. Especialmente nesta altura do campeonato em que cada lançamento parece estar sempre em cima de brasas, por fracas melhorias internas, e reciclagem do design que foi originalmente lançado em 2022 com o Galaxy S22.

Enfim… Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também