Samsung resolveu o grande problema dos topos-de-gama!

Já chegaram à Internet os primeiros vídeos que mostram o Galaxy S23 Ultra a ser desmontado e parece que a Samsung resolveu finalmente um dos grandes problemas dos seus topos-de-gama. Falo em concreto da reparação. Muito cara e complicada na maioria dos casos. Dito isto, o Galaxy S23 Ultra é o primeiro topo de gama da Samsung que facilita as substituições de bateria, uma vez que a empresa desistiu de colar este componente na moldura.

Samsung resolveu o grande problema dos topos-de-gama!

Agora há uma questão interessante no meio disto tudo. Tudo porque outros fabricantes já tinham tornado este processo mais simples. Será que a Samsung fez isto de livre vontade e de facto para tornar as reparações mais fáceis e económicas ou será que foi obrigada pela União Europeia? É que os novos regulamentos exigem uma reparação mais fácil.

Seja como for, o Galaxy S23 Ultra é o primeiro topo de gama da Samsung a utilizar uma fita adesiva com uma lingueta que permite puxar a bateria com facilidade. Assim já não é preciso ninguém andar com uma pistola de calor para suavizar a cola. Aliás foi por este motivo que o PBKreviews atribuiu a este equipamento uma pontuação de reparação de 9/10. Apenas para que percebam a diferença, no ano passado, o Galaxy S22 Ultra recebeu uma pontuação de 3/10.

- Advertisement -
Samsung Galaxy S23 Ultra Teardown Disassembly Repair Video Review

Entretanto os outros dois modelos da gama principal, ou seja, o S23 e o S23+, adotaram práticas semelhantes e devem obter uma pontuação de reparação semelhante. Entretanto a Samsung já utilizou este sistema também noutros equipamentos de entrada-de-gama. É exemplo disso o Galaxy A14 que foi lançado no início deste ano antes do Unpacked 2023.

Facilidade de reparação é uma coisa. Mas quanto à durabilidade? Aqui há algumas opiniões contrárias. Apesar de a armação de alumínio do Galaxy S23 Ultra ser tão resistente como nos outros modelos, o design ligeiramente curvo do smartphone torna-o mais vulnerável a quedas de certos ângulos. Assim se o smartphone cair virado para baixo ou num determinado ângulo, é provável que o seu visor se parta.

Ainda assim há outras pessoas com uma opinião diferente.

Num novo teste de durabilidade, o YouTuber Zach do famoso canal JerryRigEverything submeteu o S23 Ultra a uma grande tortura como faz com a maioria dos dispositivos. O que é interessante neste teste em particular, no entanto, é que o S23 Ultra estava quase igual no fim como no início o que é sem dúvida muito interessante.

Galaxy S23 Ultra Durability Test – close your eyes...

À superfície, o S23 Ultra resistiu a arranhões até ao sexto nível de dureza, o que é um pouco surpreendente para o novo vidro Victus 2 da Gorilla Glass. Já na parte lateral o S23 Ultra arranha com relativa facilidade, embora seja necessário um esforço ou força considerável.

A parte mais impressionante de todo o teste de durabilidade do Galaxy S23 foi o quão bem o ecrã do Ultra se aguentou em relação à chama. Com um contacto de quase 60 segundos, parecia haver danos mínimos ou nenhuns. Lembro que a maioria dos equipamentos falhava quase logo a seguir aos 30 segundos. Além disso, o dispositivo também não mostrou nenhuma curva extrema quando se aplicou força.

Ou seja, o S23 Ultra passou este teste como distinção. Na verdade, poucos smartphones têm resistido a esta tortura. Isto só prova que a Samsung fez um bom trabalho na construção do Ultra. Seja como for nunca é demais utilizarmos uma capa neste equipamento.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.