Samsung está a começar a perder a corrida para a TSMC

Como deve saber, depois de a Intel ter ficado agarradinha aos 14nm durante 6~7 anos, tivemos duas grandes empresas a evidenciar-se no mundo da produção de semicondutores, a TSMC e a Samsung. São duas grandes empresas que estão constantemente numa corrida para ver quem consegue oferecer o melhor processo, como podemos ver pela troca de clientes entre si. (Como foi a decisão da NVIDIA de mudar para a Samsung, e agora aparente vontade de voltar para a TSMC!)

No entanto, depois de muitos (e bons) anos de concorrência pura, a Samsung parece ter começado a apresentar algumas dificuldades sérias na evolução dos seus processos. Afinal de contas, enquanto a TSMC finalizou a parte de design dos 3nm, já olha para os 2nm, e provavelmente mais além, a Samsung parece não estar a conseguir lidar com vários problemas nas suas linhas de 3nm.

Samsung está a começar a perder a corrida para a TSMC

7nm, tsmc

Portanto, de forma a tentar ultrapassar a TSMC, a Samsung apostou forte e feio num processo GAA (Gate-All-Around) de 3nm. No entanto, a gigante Sul Coreana está a encontrar problemas atrás de problemas durante o processo de desenvolvimento.

GAA (Transístores Gate-All-Around)? O que é isto?

Estamos a falar de uma estrutura de transístor modificada, que é muito similar em conceito aos transístores FinFET, à exceção que o material do ‘gate’ está à volta de toda a região de comunicação. Dependendo do design, este tipo de transístor pode ter 2 ou 4 ‘gates’. A ideia deste tipo de design é permitir um escalonamento continuado.

No entanto, no mercado propriamente dito, o design de 3nm GAA da Samsung é considerado menos competitivo face aos 3nm FinFET da TSMC. Isto em termos de performance e custos de produção.

Curiosamente, além da falta de rivalidade nos custos e própria performance do processo, tudo indica que a Samsung também está muito atrasada na implementação da tecnologia. Afinal, é provável que este processo de 3nm chegue ao mercado apenas em 2023. Enquanto a TSMC já deverá estar a trabalhar em todos os cilindros no terceiro trimestre de 2022.

Samsung está mesmo a ficar para trás. Numa altura crítica, visto que a Intel e Apple estão a investir forte e feio na tecnologia da TSMC. Dinheiro, que em parte, poderia ir para a gigante Sul Coreana.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!