Samsung Note 8 vs Galaxy S8: As principais diferenças

87614
0
Share:

Foi ontem com toda a pompa e circunstância que o Samsung Note 8 foi apresentado ao mundo. Embora com caraterísticas semelhantes à família Galaxy S8, a nova aposta da Samsung tem mais para oferecer. Conheçam as principais diferenças entre os dois modelos.

Samsung Note 8 vs Galaxy S8: O design

O design do Note 8 é idêntico ao que foi introduzido com o Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus. Isto significa que vamos encontrar painéis mais finos na parte superior e interior, um ecrã curvo e um botão Home que deixou de ser físico. Também o sensor de impressões digitais está localizado na mesma posição do S8.

Uma das principais diferenças entre os dois equipamentos é que o Note 8 conta com uma configuração de câmara dupla. Se no S8, temos a câmara apertada entre o medidor de batimento cardíaco e o flash LED do lado esquerdo e o sensor de impressões digitais na direita, no Note 8 tudo é mais espaçoso e será menos provável colocarmos dedadas na câmara se pretendermos utilizar o sensor biométrico.

Tudo o resto entre os dois equipamentos é muito semelhante e assim encontramos a porta USB tipo-C, um único altifalante e a saída para auscultadores na parte inferior. Do lado direito está o botão de power, enquanto no esquerdo estão os controlos de volume e o botão que dá acesso direito ao Bixby.

Samsung Note 8 vs Galaxy S8: As especificações

O Galaxy S8 e o S8 Plus foram os primeiros a destacarem-se pelo denominado ecrã infinito e pelas dimensões de 5.8 e 6.2 polegadas. Já o Note 8 vem com um ecrã de 6.3 polegadas. Todos os equipamentos possuem um ecrã Quad HD Super Amoled, que é um dos melhores da indústria.

Como referimos acima o ecrã do Note 8 é um pouco maior do S8 Plus. Isto significa não só mais altura, como maior largura. O visor do Note 8 tem as dimensões de 162.5 x 74.8 x 8.6 mm, enquanto o S8 Plus se fica pelos 159.5 x 73.4 x 8.1 mm.

Samsung Note 8

O Samsung Note 8 é também um pouco mais pesado (mas não muito). Ao invés das 173 gramas do S8 Plus e 155 gramas do S8, pesa 193 gramas.

Por dentro do chassis encontramos muitas semelhanças, mas também uma grande diferença. Ambos os dispositivos vêm com um processador Qualcomm Snapdragon 835 ou Exynos 8895 na variante global. Na memória já existem diferenças. A família S8 vem com 4GB de memória enquanto o Note 8 tem 6GB.

Importa ainda salientar que a gama Note 8 vem com as capacidades de armazenamento de 64, 128 ou 256GB, enquanto a S8 apenas está limitada a 64GB.

Mas a grande diferença entre os equipamentos está na parte traseira. O S8 vem com uma câmara dual pixel de 12 megapixéis e abertura f/1.7. Já o Note 8 vem com a primeira câmara dupla da Samsung que possui estabilização ótica de imagem nas duas lentes.

A câmara dupla do Samsung Note 8 vem ainda com novidades ao nível do software. Com a capacidade de focagem ao vivo, consegue adicionar efeitos de profundidade de campo, antes de tirar a foto ou mesmo depois da imagem ter sido capturada. A câmara vem ainda com um modo de captura dupla que permite tirar duas fotografias de uma vez.

Samsung Note 8 vs Galaxy S8: As funcionalidades

O software do Galaxy Note 8 é muito idêntico ao do Galaxy S8, embora com alguns ajustes e, claro, a S Pen. No entanto, existem novidades a destacar. O emparelhamento de aplicações é uma delas e permite melhorar as capacidades de multi-tarefa. Deste modo é possível, através de um único atalho, lançar duas aplicações que são mostradas em simultâneo no modo multi-janela.

A S Pen é outra das caraterísticas que merecem destaque no Note 8. Ao contrário dos anos anteriores, a Samsung não adicionou uma panóplia de novidades a este acessório, mas melhorou as existentes. A primeira diz respeito às melhorias na tradução. Agora é possível traduzir uma frase completa ao invés de palavra-a-palavra. A segunda está relacionada com as notas. O Note 8 permite agora armazenar até 100 páginas de notas que podem ser afixadas no ecrã Always On.

No campo das novidades, destacam-se as mensagens instantâneas. Na prática permite escrever mensagens à mão, adicionar efeitos especiais e gravar as imagens como gifs animados para serem enviados mais tarde.

Share:
Bruno Fonseca

Leave a reply