Samsung meteu 512GB de RAM num único módulo!

Quanta RAM temos no seu PC? 8Gb? 16Gb? Uns monstruosos 32Gb? Pois bem, a Samsung acabou de anunciar um novo módulo de memória com nada menos que 512 Gb de RAM. Além disto, estamos a falar do primeiro baseado baseada no standard DDR5 a ser feito com a tecnologia de alto desempenho High-K Metal Gate (HKMG). Que claro está, promete caprichar não apenas na capacidade, mas também no desempenho dos chips de memória.



Samsung meteu 512GB de RAM num único módulo!

512gb de RAM

Portanto, segundo a Samsung, o novo módulo de memória RAM é capaz de oferecer velocidades de até 7.200 Mbps! Alcançando assim mais que o dobro do desempenho dos atuais módulos de RAM DDR4. Além de tudo isto, a nova tecnologia traz transferências de até 57,6 GB/s, isto ao mesmo tempo que foi capaz de reduzir o consumo de energia em 13%.

Curiosamente, grande parte dos benefícios vem do uso da tecnologia HKMG, que entretanto já tem vindo a ser utilizada pela Samsung desde 2018 em soluções GDDR6, que normalmente vemos no mundo das placas gráficas.

Claro que como o standard DDR5 ainda não chegou ao mercado de PCs domésticos, a poderosa memória RAM da Samsung irá chegar primeiro ao mundo empresarial, nomeadamente, o mundo dos computadores que dão vida a grandes clusters de investigação IA, e centros de dados. Entretanto, a Intel já disse que o novo módulo da Samsung será compatível com os processadores Xeon “Sapphire Rapids”, que chegam ao mercado ainda durante o ano de 2021, com a capacidade de velocidades de transferência de até 460 GB/s.

Como é óbvio, a Samsung não anda a dormir, como tal, já começou a preparar a passagem para o DDR5 no mundo da computação tradicional. Está pronto para dar o salto? Afinal de contas, o uso de memória DDR5 em computadores domésticos deve crescer com as próximas gerações de processadores Intel e AMD (Intel Core 12000 e Ryzen 6000). A única questão é se a Intel e AMD serão capazes de lançar estes produtos em 2021, ou se terão de adiar tudo para 2022.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também