Samsung meteu 512GB de RAM num único módulo!

Quanta RAM temos no seu PC? 8Gb? 16Gb? Uns monstruosos 32Gb? Pois bem, a Samsung acabou de anunciar um novo módulo de memória com nada menos que 512 Gb de RAM. Além disto, estamos a falar do primeiro baseado baseada no standard DDR5 a ser feito com a tecnologia de alto desempenho High-K Metal Gate (HKMG). Que claro está, promete caprichar não apenas na capacidade, mas também no desempenho dos chips de memória.



Samsung meteu 512GB de RAM num único módulo!

- Advertisement -

Portanto, segundo a Samsung, o novo módulo de memória RAM é capaz de oferecer velocidades de até 7.200 Mbps! Alcançando assim mais que o dobro do desempenho dos atuais módulos de RAM DDR4. Além de tudo isto, a nova tecnologia traz transferências de até 57,6 GB/s, isto ao mesmo tempo que foi capaz de reduzir o consumo de energia em 13%.

Curiosamente, grande parte dos benefícios vem do uso da tecnologia HKMG, que entretanto já tem vindo a ser utilizada pela Samsung desde 2018 em soluções GDDR6, que normalmente vemos no mundo das placas gráficas.

Claro que como o standard DDR5 ainda não chegou ao mercado de PCs domésticos, a poderosa memória RAM da Samsung irá chegar primeiro ao mundo empresarial, nomeadamente, o mundo dos computadores que dão vida a grandes clusters de investigação IA, e centros de dados. Entretanto, a Intel já disse que o novo módulo da Samsung será compatível com os processadores Xeon “Sapphire Rapids”, que chegam ao mercado ainda durante o ano de 2021, com a capacidade de velocidades de transferência de até 460 GB/s.

Como é óbvio, a Samsung não anda a dormir, como tal, já começou a preparar a passagem para o DDR5 no mundo da computação tradicional. Está pronto para dar o salto? Afinal de contas, o uso de memória DDR5 em computadores domésticos deve crescer com as próximas gerações de processadores Intel e AMD (Intel Core 12000 e Ryzen 6000). A única questão é se a Intel e AMD serão capazes de lançar estes produtos em 2021, ou se terão de adiar tudo para 2022.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.