Samsung: as atualizações têm impacto no desempenho! (Atualizada)

Atualização: A Samsung já reagiu à acusação feita pela autoridade da concorrência italiana. Eis a posição oficial da empresa coreana acerca do ocorrido:

Para a Samsung a satisfação do cliente é o mais importante e por isso pretendemos sempre proporcionar-lhe a melhor experiência possível. Estamos um surpreendidos com a decisão da Italian Competition Authority – AGCM. A Samsung não lançou qualquer atualização de software que levasse a que o desempenho do Galaxy Note 4 fosse comprometido. Pelo contrário, a Samsung lançou sempre atualizações de software que proporcionam uma melhor experiência aos utilizadores dos produtos. Neste âmbito, iremos recorrer judicialmente da decisão da AGCM.


Há alguns meses, a Apple foi apanhada a baixar o desempenho de alguns iPhones, através de actualizações do seu sistema operativo iOS… Algo que ainda hoje assombra a gigante Norte Americana, e que chegou a custar uns trocos bastante avultados.

Pois bem, a Samsung aproveitou imediatamente para mandar algumas ‘farpas’ à rival, dizendo que não toma parte em tácticas de obsolescência planeada.

Depois das práticas da Apple terem sido descobertas, um comité Italiano anunciou que estava a investigar a Apple, mas também a Samsung! De modo a perceber se os telemóveis mais antigos estavam mesmo a ser vítimas de ‘bloqueios’ via software.

O comité chegou hoje a uma decisão… E parece que a Samsung mentiu!

Samsung mentiu

Em suma, a Samsung tenta mesmo diminuir a performance dos seus aparelhos via actualizações de software.

Enquanto que na altura em que o escândalo dos iPhone estalou, a Apple explicou que apenas o fazia para prevenir que os aparelhos se desligassem do nada… A Samsung parece não ter qualquer razão para o fazer.

Na verdade, a explicação da Apple até é plausível. Afinal de contas, as baterias de iões de lítio perdem capacidade ao longo do tempo. E por isso, não conseguem fazer face aos picos de energia que os smartphones por vezes precisam para correr aplicações mais pesadas. (Se bem que não desculpa o facto da empresa ter escondido a limitação aos seus consumidores.)

Assim, a Apple decidiu limitar a velocidade do processador nos telemóveis afectados, através da actualização 10.2.1 do iOS. No entanto, depois da poeira assentar, a Apple pediu desculpa publicamente. E em paralelo, implementou um sub-menu nas definições do iOS, onde os utilizadores podem optar por ‘desligar’ as limitações.

Samsung mentiu

Foi nesta altura que a Samsung veio a público ‘gabar-se’, que não reduzia a performance do CPU dos seus smartphones através de actualizações de software.

Em paralelo, disse ainda que iria cooperar a 100% com o comité Italiano durante as investigações.

Resultado de tudo isto? A Samsung foi multada em 5 milhões de euros!

Isto, depois da investigação ter chegado à conclusão que as actualizações da Samsung“causaram disfunções sérias no funcionamento, bem como performance significativamente reduzida nos aparelhos. Acelerando a necessidade de os substituir por novos modelos.”

Similarmente, o Comité disse ainda que ambas as empresas ficaram ‘bem caladinhas‘, não informando os consumidores acerca do impacto das suas actualizações… Nem sequer oferecendo a hipótese de restaurar a funcionalidade original dos seus produtos.

A Samsung ainda não fez qualquer comentário acerca deste assunto.

Samsung mentiu

Embora talvez não tenha limitado a velocidade dos seus processadores… Não existe como negar todas as queixas ao longo dos últimos anos! De utilizadores a afirmar que os seus telemóveis ficaram mais lentos após a última actualização de software. (Até mesmo em aparelhos topo de gama como o Galaxy S8 ou Galaxy Note 8.)

Samsung Mentiu – Na verdade, é bastante normal que um smartphone Samsung perca alguma performance após uma ‘grande’ actualização… No entanto, é provável que não seja devido à limitação da velocidade do processador. Mas sim à baixa optimização do sistema operativo bem como da ‘skin’ que a empresa adora meter em cima do Android.

O que acaba por dar início a outra discussão… Como é que a Samsung demora tanto tempo a lançar uma actualização. E ainda consegue diminuir a performance dos seus aparelhos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte