Samsung lançou um SSD sem DRAM? Sim, para ser mais barato

A Samsung decidiu lançar o seu primeiro SSD NVMe sem DRAM, tudo de forma a baixar custos e oferecer assim uma alternativa decentemente rápida, a um preço apelativo para os consumidores. Mas será que vale a pena?

Pois bem, estamos a falar do recente Samsung 980 NVMe SSD, que perde o ‘Pro’ no nome, visto que em vez de utilizar a sua própria memória DRAM, aproveita a funcionalidade NVMe Host Memory Buffer (HMB) do seu computador, que basicamente lhe dá acesso direto à memória do sistema através da tecnologia PCIe.

É uma maneira inteligente de manter a performance alta, ao mesmo tempo que se baixa o preço do produto. Mas baixa… Quanto?



Samsung decidiu lançar um SSD sem DRAM? Sim, para ser mais barato

SSD sem DRAM

Portanto, com esta estratégia, a Samsung baixa significativamente o curto de produção da drive, poupanças que claro está, servem para baixar o preço final do produto.

Dito tudo isto, para garantir que a performance da drive não caia por terra, a Samsung utiliza outras técnicas igualmente interessantes para suprimir a falta de memória DRAM. Afinal, além do HMB, temos também o uso da mesma exata memória NAND do Samsung 980 Pro, bem como o aproveitamento da tecnologia Intelligent TurboWrite 2.0, e ainda um controlador otimizado para ultrapassar a falta da memória DRAM dedicada.

Além de tudo isto, a Samsung também melhorou imenso o design da drive, para não permitir que a mesma chegue a temperaturas demasiado altas, que claro está, acaba sempre por afetar a performance do produto.

Muito resumidamente… A drive é lenta sem a memória DRAM?

Em relação ao SSD PCie 4.0 Samsung 980 Pro, sim. Mas relativamente à grande maioria dos SSDs NVMe PCIe 3.0? Não! Afinal de contas, o Samsung 980 é capaz de chegar aos 3500 MB/s na velocidade de leitura e 3000 MB/s na velocidade de escrita.

Quanto aos preços:

  • 250GB – 49,99$
  • 500GB – 69,99$
  • 1TB – 129,99$

Em suma, temos aqui um sucessor ao Samsung 970 Evo Plus.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também