A memória RAM DDR5 chegou muito recentemente ao mercado, mas já encareceu, já esgotou sem deixar rasto, etc… Tudo em pouco mais de uma semana. Dito tudo isto, de forma a aproveitar o ‘hype’ à volta da nova tecnologia super rápida de memória para aparelhos computacionais, a Samsung decidiu vir a público demonstrar um pouco daquilo que anda a desenvolver nos seus laboratórios.
Estamos a falar da memória DDR6, GDDR7 e HBM3.
Samsung já mostrou alguns segredos da memória RAM DDR6
Portanto, no recente Samsung Tech Day, a gigante Sul Coreana demonstrou e detalhou algumas das suas inovações, para o futuro da computação. Dito isto, se acha que a memória RAM DDR5 tem muito para dar no futuro próximo… Bem, a RAM DDR6 vai ser uma besta ainda maior.
Ao fim ao cabo, vamos ter kits de memória RAM DDR6 capazes de chegar aos 17.000 MT/s, ou seja, o dobro daquilo que os atuais chips DDR5 são capazes de oferecer, no seu potencial máximo esperado. Além da velocidade pura e dura, é também esperado que o número de canais por módulo duplique face à memória DDR5, de 2 para 4. (Na memória RAM DDR4 tínhamos apenas 1 único canal).
Esquecendo a memória DDR6, ficámos também a saber que a Samsung já está a preparar o lançamentos de chips LPDDR5X, capazes de velocidades até 8.500 MT/s, com um início de produção agendado para o início de 2022. Entretanto, os chips LPDDR6 devem chegar de mãos dadas com a memória DDR6, com a mesma exata velocidade, mas um consumo de energia 20% mais baixo.
Em suma, o standard apenas deve ficar finalizado em 2024, com mais alguns anos à nossa frente, antes da sua adoção em massa. Mas uma coisa é certa, as grandes do mundo da memória não estão encostadas à sombra da bananeira. O mundo da tecnologia não para.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!