Como deve saber, ontem foi dia de saber novidades acerca de tudo aquilo que a Apple está a desenvolver para dar uma nova vida ao seu iOS. A chave está no design, com a giagnte Norte-Americana a apostar numa linguagem visual chamada “Liquid Glass”. O objetivo? Interfaces com camadas translúcidas, reflexos dinâmicos e aquele aspeto de “vidro líquido” que promete transformar a experiência visual em todos os dispositivos da marca. Mas nem toda a gente ficou impressionada.
Isto logo a começar pela Samsung, que não perdeu tempo a gozar com a suposta “inovação” da Apple.
“Espelho meu, espelho meu…” quem é que usou o vidro primeiro?
A Samsung aproveitou o X (antigo Twitter” para dizer : “Bonito, Apple, mas o nosso One UI 7 já faz tudo isto há mais tempo”. E é verdade. A interface da Samsung já aposta em camadas transparentes e efeitos de profundidade com visual semelhante desde o ano passado.
Além disso, a marca coreana também não perdeu a oportunidade de relembrar que foi pioneira nas traduções em tempo real em chamadas, FaceTime e mensagens. Tudo “coisinhas” que acontecem graças ao Galaxy AI que chegou com os Galaxy S24.
Ou seja, enquanto a Apple anda a dar nomes poéticos às novidades, como “Liquid Glass” ou “Workout Buddy” no Apple Watch, a Samsung prefere lembrar que já faz isso há mais tempo, e sem tanto espalhafato.
Mas espera… há mais um convidado inesperado: o Windows Vista!
Como se não bastasse, até o velhote e mal-amado Windows Vista foi chamado à conversa.
Afinal, caso não se lembre, foi aqui que demos as boas vindas ao Aero Glass, que claro está, é um outro design baseado em janelas semi-transparentes, efeitos de luz, e aquele ar futurista que (na altura) pouca gente compreendeu.
Ambas as interfaces usam camadas de profundidade e efeitos baseados em cor e transparência. A diferença? A Apple finge que está a reinventar a roda. A Microsoft já tinha feito isto em 2007, mesmo que o mundo não estivesse pronto para isso.
Conclusão: a guerra do vidro está fortíssima!
A verdade é que não há “primeiro” quando se fala de design. O que importa é como se usa, e se funciona bem. A Apple está a introduzir um novo visual para o seu ecossistema, e para os utilizadores da marca é tudo novo. Mas quem está fora da bolha… já viu isto antes.
Mas, desde que seja bem feito, por mim está incrível.