Samsung Galaxy Tab S3: Um senhor tablet para todas as funções

25702
0
Share:

Depois dos muitos smartphones da Samsung que já testámos na Leak, chegou a vez de dedicarmos as próximas linhas a um tablet que tem todas as caraterísticas para conquistar os consumidores. Com o nome de código Galaxy Tab S3, apresenta-se como o equipamento ideal para aceder, com qualidade, aos mais diversos conteúdos multimédia. Será esta realmente uma boa opção?

Samsung Galaxy Tab S3

Samsung Galaxy Tab S3: O design

O design deste equipamento não mudou assim tanto comparativamente ao Galaxy Tab S2. Possui 9.7 polegadas e continua a manter o formato de proporção do iPad 4: 3. Isto é uma mais valia uma vez que permite utilizar confortavelmente as aplicações quer na horizontal, quer na vertical. A estas caraterísticas junta-se o peso de 434 gramas.  No entanto existem diferenças consideráveis em relação à versão anterior.

Samsung Galaxy Tab S3

Uma das vantagens do Tab S3 é vir com a S-Pen, embora não exista um espaço dedicado para a armazenar.

Ao contrário do S8, o mais recente tablet da Samsung vem com um botão inicial mecânico que integra o sensor de impressões digitais.

Outra diferença em relação ao S8 é que o Tab S3 não é resistente à água. É verdade que é um tablet, mas ainda assim está muitas das vezes em cima de mesas onde existe água e café. Se a Samsung tivesse adicionado esta funcionalidade ao S3 iria distinguir certamente o seu produto dos concorrentes.

Samsung Galaxy Tab S3: O ecrã

O Tab S3 vem com um ecrã de 9,7 polegadas que disponibiliza uma resolução de 2049×1536 pixéis. A isto junta-se um painel Super AMOLED que é conhecido pelas cores vibrantes e pela excelente taxa de contraste. Embora o formato 4:3 deixe os filmes com as conhecidas barras pretas na parte superior e inferior, a qualidade do ecrã ultrapassa todos esses pormenores.

Já que falamos em ecrã importa falar no acessório que mais interage com ele, a melhorada S pen. Destaca-se logo à partida por suportar até 4.096 níveis de sensibilidade à pressão e pode detectar o ângulo de inclinação em que está a ser utilizada. Na prática estas caraterísticas garantem uma escrita com maior precisão.

Ainda no campo do ecrã, o Tab S3 vem com uma opção que vai agradar a quem gosta de utilizar o tablet à noite, quer seja para trabalhar, como para ler e que consiste num filtro de luz azul. Este modo oferece uma melhor experiência visual em ambientes de baixa iluminação e não afeta o nosso sono.

O Software

O Samsung Galaxy Tab S3 foi lançado com o Android 7.0 Nougat, juntamente com a interface Grace UX. Por si só, esta versão assegura logo à partida melhores caraterísticas multi-janela.

Ainda no campo do software, importa falar das funções Samsung Flow, Samsung Cloud e Secure Folder. O Samsung Flow é um software que permite ligar o tablet ao seu smartphone via Bluetooth, sendo que ambos os dispositivos necessitam de ter a aplicação instalada.

Deste modo, passa a poder aceder no tablet às SMS, WhatsApp e outras notificações que chegam ao seu smartphone. Mas o Flow não é apenas útil nas notificações. É ainda possível começar a ler um artigo no seu tablet e continuar mais tarde no smartphone, a partir do sitio exato onde ficou.

Esta aplicação permite ainda ligar o Tab S3 a um computador com o Windows 10 de modo a sincronizar as notificações.

Já o Samsung Cloud é uma espécie de iCloud da Apple e permite que faça o backup de dados para sincronização, como contactos, notas, galeria e calendário.

Importa também destacar a função Secure Folderque permite criar pastas que apenas podem ser abertas utilizando as impressões digitais guardadas no sistema. Esta é uma característica que oferece ainda mais segurança para os que utilizam o tablet como ferramenta de trabalho.

Desempenho

Em termos comparativos o Galaxy Tab S3 disponibiliza um nível de desempenho muito semelhante ao do Galaxy S7. Mais especificamente, o Tab S3 é alimentado pelo processador quad-core Qualcomm Snapdragon 820 a 2,15 e 1,6 GHz. Este tablet vem ainda com 4GB de memória e 32 GB de capacidade de armazenamento, expansível através do slot que permite acomodar cartões até 256 GB.

Ao nível dos jogos, tudo funciona bem neste tablet. Aliás correm melhor os jogos do que algumas aplicações como o Facebook ou o Instagram que por vezes atrasam um pouco o funcionamento do S3 (algo que acontece em praticamente todos os equipamentos).

Depois de aproximadamente duas semanas de utilização diária deste equipamento, quer para jogar, navegar e até para atualizar a Leak, podemos afirmar que o desempenho é verdadeiramente excelente.

Áudio

O Galaxy Tab S3 beneficia da parceria da Samsung com a AKG. Assim este tablet disponibiliza quatro alti-falantes, dois no topo e dois na parte inferior. As colunas contribuem logo à partida para que o volume de som seja verdadeiramente alto.  O único senão, a nossa ver, é que as colunas poderiam estar distribuídas duas a duas, mas colocadas na parte frontal do equipamento.

Câmara

Quando vamos comprar um tablet a câmara não é na maioria das vezes o factor mais importante. Apesar deste facto, a Samsung não quis deixar os seus créditos por mãos alheias e instalou duas câmaras que vão certamente agradar aos utilizadores. Assim, está disponível uma de 13 megapixéis na parte traseira com abertura de f/1.9 e na parte da frente outra com 4.7.

A câmara principal é a suficiente para conseguirem obter fotografias com boa qualidade, como se estivessem a utilizar um smartphone.

Bateria

O Tab S3 vem com uma bateria de 6.000 mAh que, mesmo com uma utilização constante fornece energia para um dia de trabalho, o que sem dúvida é um aspeto muito positivo.

Veredicto

O Samsung Galaxy Tab S3 agradou-nos muito pelo conjunto de caraterísticas que fornece ao utilizador e que permite a sua utilização em diferentes cenários. Pelas dimensões do ecrã, é o equipamento ideal para navegar ou trabalhar, mas também para ver filmes e jogar, algo apoiado pelo processador e pela memória disponíveis neste equipamento. A isto junta-se uma boa autonomia e a S-Pen que tornam esta proposta irrecusável para quem procura um bom tablet. Aprovado.

Preço indicativo: 719 Euros

Design9.2
Ecrã9
Desempenho8.9
Software9
Autonomia9
Relação Qualidade/Preço8.8
O Samsung Galaxy Tab S3 agradou-nos muito pelo conjunto de caraterísticas que fornece ao utilizador e que permite a sua utilização em diferentes cenários. Pelas dimensões do ecrã, é o equipamento ideal para se navegar ou trabalhar, mas também para ver filmes e jogar, algo apoiado pelo processador e pela memória disponíveis neste equipamento. A isto junta-se uma boa autonomia e a S-Pen que tornam esta proposta irrecusável para quem procura um bom tablet. Aprovado.
9
Share:
Bruno Fonseca

Dê a sua opinião