Samsung Galaxy S8 e Xiaomi Mi 6: primeiros smartphones com Snapdragon 835


Por em

A Qualcomm anunciou sem grande pompa nem circunstância o seu Snapdragon 835, revelando muito poucos detalhes sobre o seu futuro chip de topo, mas a poucos restam dúvidas de que terá excelentes capacidades, pelo que não é de admirar que diversos dispositivos já sejam apontados como contendo o poderoso chip Qualcomm.

Os primeiros dispositivos com o novo processador topo de gama da Qualcomm deverão chegar ao mercado já em Março, o que significaria uma apresentação durante o MWC ou durante a CES de Las Vegas. Tal será certamente verdade para o Samsung Galaxy S8, que está dado quase como certo como contendo o novo processador. Sabemos, afinal, que a Samsung o está a fabricar num processo de 10nm, e tem já uma longa tradição de utilização de chips Qualcomm lado a lado com os seus Exynos.

O segundo dispositivo a lançar com o Snapdragon 835 poderá ser o ainda por revelar Xiaomi Mi 6. Do dispositivo não se sabe ainda nada, mas o timing está correcto, se considerarmos que a Xiaomi vai participar pela primeira vez na CES de Las Vegas, mesmo que o dispositivo propriamente dito não chegue ao mercado até mais tarde, no segundo trimestre.

Mas parece que há já outros dispositivos alinhados e segundo um analista Chinês, o Oppo Find 9 deverá ser anunciado pela mesma altura e terá certamente  Snapdragon 835 a bordo, a acreditarmos no que nos chega via Playfuldroid.

E o que sabemos então sobre o futuro Snapdragon 835?

Quando a Qualcomm o anunciou, mencionou apenas o fabrico em litografia de 10nm da Samsung, o que gerará maior potência com menor consumo energético. Entretanto descobriu-se que o processador contará com 8 núcleos Kryo, em vez dos 4 do Snapdragon 820, e trará a nova Adreno 540. É aqui que a melhoria parece mais estonteante, com a frequência da gráfica a ser mais do dobro da das suas antecessoras, 1,866MHz. Os núcleos em si poderão chegar aos 3GHz e a tecnologia Quick Charge 4.0 estará igualmente a bordo.

Não subsistem então muitas dúvidas que qualquer dispositivo lançado com este processador será verdadeiramente impressionante.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Black Friday: portugueses rendidos à febre dos descontos

O mecânico na era digital: cientistas criam pixéis mecânicos de grafeno que não consomem energia

Seguinte