Samsung Galaxy S8: versões, inteligência artificial, câmara dupla, data de lançamento. Tudo o que quer saber.


Por em

Segundo os dados mais recentes, os principais detalhes do Samsung Galaxy S8 já estarão finalizados, incluindo design e versões. A máquina de rumores e fugas de informação entrou então em máxima rotação e hoje existem novos factos e indicações que apontam para quão impressionante poderá ser o Galaxy S8.

Haverá portanto duas versões, o Samsung Galaxy S8 padrão e o novo Samsung Galaxy S8 Plus. Não haverá versão Edge pela óbvia razão de que não haverá versão de ecrã plano.

Chegou em tempos a falar-se de câmara dupla no Galaxy S8, mas por diversos motivos a Samsung acabou por cancelar a ideia na versão regular, e tudo indica que o Galaxy S8 Plus será o único com um módulo de câmara duplo.

Ambos os terminais terão no entanto inteligência artificial a bordo, na forma do assistente virtual Bixby. Bom, a Samsung não oficializou ainda nada sobre este assistente virtual, mas conseguiu mostrar a sua existência acidentalmente. Portanto, o (ou a?) Bixby será um assistente virtual capaz de gerir o nosso quotidiano e as interações com o smartphone, ao estilo da Cortana, Siri ou do Assistente Google.

Tudo indica igualmente que será o smartphone com menos margens que a Samsung alguma vez criou, o que permite esticar a diagonal do ecrã até às 5.7 polegadas no Galaxy S8 e 6.2 polegadas no Plus, sem no entanto os tornar mais volumosos que os Galaxy S7 e S7 Edge.

Algo que vem causando curiosidade aqui é a demissão da tecla física característica dos Samsung. Simplesmente dito, as novas margens mínimas não permitem a sua integração no ecrã, pelo que o leitor de impressões digitais passa para a face traseira.

Excepto que nenhuma das supostas imagens do S8, nem nenhum dos supostos renders que até agora filtraram, mostram onde ou como se localizará este leitor. Será fácil assumir que poderemos ter um leitor ultrassónico por trás do vidro, sem um recorte óbvio, mas ainda assim seria de esperar um indicador visual.

Existe a possibilidade do Galaxy S8 recorrer ao leitor óptico da Synaptics, o FS9100, que pode facilmente ler uma impressão digital através do vidro. Excitante!

Outra dúvida prende-se com o jack áudio. O Galaxy S8 terá com certeza uma porta USB-C que permitiria a eliminação do jack, e tudo parecia caminhar nesse sentido, excepto que começaram a surgir capas de protecção que incluem o recorte para o jack.

O que esta capa não inclui é o leitor de impressões digitais traseiro, e o flash não está na posição mostrada pelos renders.

Para confundir ainda mais as coisas, o GSMArena recebeu renders de um outro fabricante de capas, mostrando a superfície edge e os principais contornos do futuro terminal. Embora o render seja algo em bruto, reitera as grelhas áudio tanto no topo, quanto na base do ecrã, indicativo de altifalantes estéreo. O jack áudio volta a aparecer, felizmente.

Ao mesmo tempo, cortesia da Samsung, temos um vislumbre de um protótipo real do Samsung Galaxy S8. O dispositivo aparece em dois vídeos que exibem as capacidades de um ecrã AMOLED, e o ecrã plano aponta para uma das versões entretanto canceladas.

Do lado do processador está confirmado o Snapdragon 835, mas os processadores da Qualcomm são uma escolha tradicional para o mercado Americano. Do lado da Samsung é de esperar que tenhamos em breve um novo Exynos confirmado, para equipar os Galaxy S8 no resto dos mercados. O novo processador deverá ser fabricado em litografia de 10nm e poderá vir acompanhado de 8GB de RAM e memórias UFS 2.1. “Apenas” 6GB de RAM também são prováveis.

Quanto à data de lançamento, esta será algures em Abril, com as informações mais recentes a indicarem o dia 21. O lançamento seria num evento internacional específico, a Samsung encontrando-se pouco inclinada a dividir as atenções com outros fabricantes durante o MWC.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.