Samsung Galaxy S21 Ultra: reparar é mesmo muito difícil!

O Galaxy S21 Ultra 5G passou recentemente por um processo de desmontagem pelo canal de YouTube PBKreviews. Graças a isso ficámos a saber que o maior modelo da nova gama, o Ultra, não é tão fácil de reparar quanto a variante básica do Galaxy S21. Existem algumas razões para isso e o painel traseiro de vidro mais sofisticado é uma delas.

Samsung Galaxy S21 Ultra: reparar é mesmo muito difícil!

Os topos-de-gama da Samsung com revestimento de vidro têm sempre uma reparabilidade mais baixa do que os outros dispositivos porque há um risco inerente de danificar o painel traseiro quando o queremos remover. Assim, uma pistola de ar quente torna-se sempre necessária para desmontar o Galaxy S21 ou o Galaxy S21 Ultra.

Galaxy S21 Ultra reparar

Uma tarefa realmente difícil

Curiosamente, a caixa de metal da câmara do Galaxy S21 Ultra também está presa ao painel traseiro de vidro. Neste caso com adesivo. Cada tampa da lente da câmara também é removida de forma independente. É uma solução muito mais sensata do que a utilizada pelo Galaxy S20 Ultra. O último modelo possui um componente de vidro completo que cobre toda a câmara.

Mas remover o painel traseiro de vidro é apenas o primeiro passo. O que se segue é a remoção de vários parafusos e cabos. Um processo que lhe vai dar cabo da cabeça.

Assim como o modelo básico do Galaxy S21, o Galaxy S21 Ultra tem uma bateria que fica presa ao chassis do telefone com adesivo. Para dificultar não há abas para puxar a bateria. Mais uma vez vamos precisar de uma pistola de ar quente.

Entretanto o cabo de fita que liga o painel à motherboard não pode ser removido de ambas as extremidades. O cabo está preso ao painel, o que torna a substituição deste componente muito mais difícil. Assim é outra das características que contribuiu para uma pontuação de reparação ainda mais baixa como refere o site Sammobile.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub