Ligue-se a nós

Android

Samsung Galaxy Note 9 oficializado: Tudo o que precisa de saber!

Bruno Fonseca

Publicado a

O dia chegou e foi com muita pompa e circunstância que a Samsung anunciou ao mundo, o Samsung Galaxy Note 9. As honras foram feitas depois de um vídeo que começou por realçar em primeiro lugar a S Pen e posteriormente o dispositivo propriamente dito. Com um ecrã fantástico, uma bateria de 4000 mAh e uma câmara inteligente com abertura variável, a nova aposta da Samsung está pronta para conquistar o mercado. Será que está a altura da concorrência?

Design

Em consonância com os outros topos de gama da Samsung que foram lançados nos últimos dois anos, o Galaxy Note 9 vem com muito poucas alterações ao nível do design. De facto, o Note 9 parece quase igual ao Galaxy Note 8 lançado no ano passado. Estas semelhanças estão grandemente presentes na parte frontal do Note 9, apesar das molduras ligeiramente menores para acomodar o ecrã de 6,4 polegadas.

O sensor de impressões digitais localizado na parte traseira (agora colocado abaixo da câmara) é uma forma de se distinguir o Note 9 do 8. Apesar existirem alguns rumores acerca da integração do sensor de impressões digitais parece que ele ainda não está ao nível que a Samsung espera e como tal ficou de fora.

Especificações

Samsung Galaxy Note 9
Ecrã6.4 polegadas Super AMOLED
Resolução 2,960 x 1,440 (Quad HD+)
516 ppi
18.5:9 screen ratio
Chipset10 nm, 64-bit, octa-core Samsung Exynos 9810 (2.8 GHz quad + 1.7 GHz quad)
Placa GráficaARM Mali-G72 MP18 (Exynos)
Adreno 630 (Snapdragon)
RAM6GB ou 8GB RAM
LPDDR4
Armazenamento128GB or 512GB
microSD expansão até 512GB
CamerasTraseira: Câmara dupla com Estabilização Ótica
Dual Pixel 12 MP AF com aberturas de f/1.5 e f/2.4
Telephoto: 12 MP AF, abertura f/2.4 aperture, 2x zoomFrontal: 8 MP AF, abertura f/1.7
AudioAuscultadores estéreo afinados pela AKG, som surround com Dolby Atmos technology

Formatos áudio: MP3, M4A, 3GA, AAC, OGG, OGA, WAV, WMA, AMR, AWB, FLAC, MID, MIDI, XMF, MXMF, IMY, RTTTL, RTX, OTA, DSF, DFF, APE

VideoMP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, ASF, AVI, FLV, MKV, WEBM
Bateria4,000mAh
IPIP68
SensoresIris
Pressão
Acelerómetro
Barómetro
Sensor de impressões digitais
Giroscópio
Geomagnetic
Hall
HR
Proximidade
Luz RGB
RedeEnhanced 4X4 MIMO/CA, LAA, LTE Cat. 18
ConetividadeWi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2.4/5 GHz)
VHT80 MU-MIMO
1024QAM
Bluetooth v5.0 (LE até 2 Mbps)
ANT+
USB Type-C
NFC
Localização: GPS, Galileo, Glonass, BeiDou
SIMSingle nano-SIM
AutenticaçãoBloqueio: Padrão, PIN, password

Biométrico: iris, fingerprint scanner, face recognition, Intelligent Scan

SoftwareAndroid 8.1 with Samsung Experience
Dimensions and weight161.9 x 76.4 x 8.8mm
201g
ColorsLavender Purple, Ocean Blue, Midnight Black, Metallic Copper

Armazenamento

A versão base do Galaxy Note 9 possui 128GB, o que não é nada mau. No entanto quem quer armazenamento à séria pode optar pela versão com 512 GB de armazenamento. Se juntar esta capacidade a um cartão microSD de 512 GB pode andar com 1 TB de armazenamento no bolso.

Bateria

Ter um ecrã grande significa mais espaço para a bateria. A família Note sempre foi conhecida pela longa duração da bateria, embora nos últimos anos alguns concorrentes como a série Huawei Mate tenham igualado esta capacidade. A Samsung, desta vez não deixou os seus créditos por mãos alheias e colocou uma bateria de 4.000mAh no Note 9.

Isto representa uma melhoria de 15% em relação ao Galaxy S9 Plus e um aumento de 20% em relação ao Galaxy Note 8. Isto dá autonomia para um dia inteiro de trabalho.

A Samsung também lançou um novo carregador sem fio chamado Duo, que é capaz de carregar rapidamente dois smartphones ao mesmo tempo, ou um smartphone e um smartwatch. A Samsung lançou carregadores duplos no passado, mas este modelo de 25W vai carregar o Note com muito mais velocidade.

S Pen

A S Pen permaneceu praticamente inalterada durante anos, mas com o Note 9, a caneta recebeu uma atualização muito importante. A S Pen agora possui Bluetooth LE (e uma bateria interna), para que possa utilizá-lo como um controlo remoto para o seu smarphone. Assim, poderá tocar no botão da S Pen para ativar o obturador da câmara, controlar a reprodução de músicas e até desbloquear o smartphone e iniciar a sua aplicação favorita, sem precisar de utilizar as mãos. Aliás, grande parte da apresentação da Samsung foi controlada pela S Pen.

A S Pen carrega dentro do Note 9 quando está encaixada. Um dos aspetos mais interessantes é este. Um minuto de carregamento fornece energia para 30 minutos de utilização ou 200 cliques. Importa salientar que a S Pen continuará a trabalhar para escrever e desenhar mesmo quando a bateria se esgotar.

A Samsung vai lançar também uma SDK, permitindo que os programadores a utilizem nas suas próprias aplicações.

Câmara

A Samsung diz que o Galaxy Note 9 tem a melhor câmara de qualquer smartphone. Na prática utiliza o mesmo hardware do Galaxy S9 Plus: câmaras duplas de 12 MP com abertura dupla e estabilização ótica de imagem nas duas.

No entanto, existem algumas atualizações de software. A Samsung agora oferece deteção de cena baseada em IA, para escolher automaticamente as melhores configurações para cada cena. Outra adição interessante é a funcionalidade de detecção de defeitos que irá alertá-lo se a sua foto estiver com fraca qualidade ou se capturar alguém com os olhos fechados.

Fortnite

O Fortnite já não necessita de qualquer introdução. O jogo tem mais de cem milhões de jogadores e está disponível em todas as principais plataformas, exceto no Android. Isto muda a partir de hoje. A Samsung e a Epic fecharam um acordo para tornar o Fortnite para Android um exclusivo dos topos de gama Galaxy. Ainda não se sabe quanto tempo esta janela de exclusividade durará (a Samsung falou em “alguns dias”), mas é sem dúvida uma grande jogada para a Samsung.

Para além do Note 9, o Fortnite estará disponível a partir de hoje para os principais topos de gama da Samsung, nomeadamente Galaxy S7, assim como o Galaxy Tab S3 e o novo Tab S4.

Preços

A versão com 6GB de memória e 128GB de capacidade de armazenamento terá um preço de 1029.99 Euros. Já a outra versão, mais poderosa, tem 8GB de memória, disponibiliza 512GB de capacidade de armazenamento e vai custar 1269.99 Euros.

Já a S Pen, no caso de a perder, custa 40 Euros, o que não é nada mau, se considerarmos que é um acessório que integra bluetooth.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Partilhe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Hardware

Entretenimento

Publicidade

Auto

Jogos


Copyright © 2018 Leak.pt Todos os direitos reservados


Alojamento Web - WebHS